Tamanho da fonte:
SUCÁTICA: Sucata e matemática
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
Estetrabalho decorreu da pesquisa realizada com a turma do 4º ano vespertino daEscola Municipal Porf°. Friedrich Karl Kemmelmeier, sobre brinquedos demateriais reciclados que seus pais ou avós faziam quando eram crianças. Aproposta inicial com os brinquedos era de explorar um dos eixos da matemática,o “tratamento da informação”, com a organização dos dados em tabelas e naelaboração de gráficos de barras, tendo por finalidade, também, trabalhar asquestões cotidianas que envolvam os conceitos matemáticos com a relaçãohistórico-social dos educandos, contrapondo com assuntos de cunho social. Esseé um processo que se desenvolve naturalmente e exige tempo, estratégiasdiferenciadas e, principalmente, associação da conscientização das açõesindividuais para o meio ambiente. Os conceitos vão se entrelaçando ao ensino dacontagem, das medidas, dos objetos, relacionamento do número com a quantidade,exploração da adição e subtração por meio de materiais manipulativos,formulação e resolução de problemas e as ideias associadas à multiplicação edivisão, aprofundando novos conceitos matemáticos em situações cotidianas com aturma do 4º ano. A proposta de trabalho tomou novos rumos estabelecendo, assim,um cronograma de maio a dezembro, visando atendê-lo na averiguação sobre o usodas sucatas, onde nas discussões em aula emergiram vários questionamentos, taiscomo: O que fazemoscom os materiais que utilizamos em nosso dia-a-dia? Qualseria o melhor destino para estes materiais? Qual a localização de origem dessesmateriais que utilizamos? O que poderíamos fazer para diminuir o acúmulo delixo no planeta? Ciente que devemosdesenvolver a habilidade de formular perguntas desafiadoras, o planejamento dasaulas nesta turma foi organizado visando contemplar o objetivo de ampliar osconhecimentos matemáticos entrelaçados aos desafios de conscientização ereflexão sobre a reciclagem, redução e reutilização das sucatas para a melhoriade vida em sociedade, integrando outras áreas do conhecimento. Sendo amatemática como disciplina articuladora da proposta que possibilitou ampliar osconceitos de pesquisa e organização de informações em gráficos e tabelas,interpretação e leitura das informações pesquisadas, análise e comparações defiguras geométricas como base nos materiais trazidos pelos alunos, medidas decomprimento explorando distâncias entre localidades de origem dos materiais e otrabalho com gincanas com percurso e tempo, produções textuais reflexivas sobrea importância do cuidado com o meio ambiente, ampliação e redução de imagenspara exposição, assim como a construção de esculturas artísticas,preestabelecendo um caminhar constante entre as diversas disciplinas da área doconhecimento. Constatou-se até o momento, com este trabalho, que por meio deuma pesquisa sobre “Os brinquedos de materiais reciclados” articulou-se apossibilidade de representação e produção de novos conhecimentos matemáticoscom outras áreas do conhecimento de forma desafiadora e significativa.Palavras-chave: Conceitos Matemáticos; Conscientização; Brinquedos.
Texto completo:
PDF