Tamanho da fonte:
A conta de energia elétrica: O que a Matemática tem a ver com isso?
Última alteração: 2015-03-05
Resumo
Todos os anos a E. E. B. Tereza Cristina escolheum tema transversal, que mobiliza toda a comunidade escolar. Esse ano o temaabordado foi a ``Sustentabilidade ``, por ser um assunto pertinente para acontemporaneidade. Adquirir conhecimento de como economizar energia elétricatambém é uma preocupação ambientalSendo que nas disciplinas de Ciências eMatemática, foi desenvolvido estudos sobre uso excessivo dos aparelhoselétricos. Neste trabalho foi observada a matemática e sua importância noscálculos geradores da ``conta de energia elétrica ``. Foram desenvolvidosvários conteúdos matemáticos como: porcentagem, unidades de tempo, gráficos,função, escala, média aritmética, figuras semelhantes, potência e resistênciaelétrica. Os alunos da 8aSérie trouxeram as contas de energia elétrica de suas famílias. Os mesmosfizeram a interpretação da fatura de energia elétrica e relacionaram certosaparelhos elétricos com o seu tempo de uso e consumo destes aparelhos,considerando as estações do ano no uso do chuveiro. Além da matemática a disciplina de ciências também abordou otema em estudo no conteúdo em que relaciona as fontes de energia, outras formasmais sustentáveis de produção de energia, bem como ações que podemosdesenvolver para poupar a energia. Poucas pessoas se preocupam com os problemasambientes decorrentes do consumo excessivo de energia elétrica, não se dãoconta que mesmo esta sendo uma fonte limpa de energia a sua produção requer ainundação de grandes áreas o que acarreta perda da biodiversidade local,incluindo espécies endêmicas desta determinada região e ainda problemas sociaisdevido à retirada da população ribeirinha. Então economizar energia elétricanão é só uma questão de consciência ecológica, de zelo pelo planeta mais tambémuma questão financeira. Apesar de que trabalhar questões ambientais seja muitasvezes um trabalho de formiguinha, as séries envolvidas neste trabalho, nasdiscussões e nas atividades desenvolvidas conseguiram relacionar os aparelhosde maior consumo com o seu tempo de uso a partir daí economizar e disseminar osconhecimentos obtidos.Esse estudo possibilitou o uso consciente dosequipamentos elétricos em suas residências, ou seja, em muitos uma mudançaextrema de atitude
Texto completo:
PDF