Tamanho da fonte:
FAÇA A ESCOLHA CERTA UTILIZANDO POSSIBILIDADES DE ADIÇÃO COMO ALTERNATIVA MATEMÁTICA
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
Os alunos do 3º ano do EnsinoFundamental da Escola de Educação Básica Paulo Zimmermann, desenvolveram umprojeto que trabalha habilidades matemáticas através de um jogo específicochamado “Feche a Caixa”. Além dos conteúdos específicos da disciplina, aindaforam trabalhadas as questões econômicas e sustentáveis, através dereaproveitamento de materiais, dentro de uma visão construtivista. O objetivodo trabalho foi o de verificar os resultados matemáticos obtidos dentro dojogo, descobrindo novas possibilidades de trabalhar o raciocínio lógico,espontâneo e também direcionado e instigado pela professora. Para aconcretização do trabalho, os alunos tiveram acesso há jogos, tendo o jogo“Feche a caixa”, maior aceitação entre eles. A partir da idéia (jogo)escolhida, os alunos coletaram materiais para a construção individual do jogo,utilizaram caixas de papelão (de camisa e de sapatos), tampinhas de refrigerantese outros materiais alternativos para viabilizar a prática do jogo em sala deaula. Para o jogo acontecer, cada aluno construiu com a sua caixa um tabuleiro,as tampinhas serviram para marcar as probabilidades a partir dos númerossorteados nos dados que foram também confeccionados por eles. Diante daconstrução do jogo, os alunos mostraram-se muito interessados em todo oprocesso, foram dedicados ao reunir os materiais necessários e durante essabusca pelo que poderia ser reaproveitada enquanto material (caixas etampinhas), aproveitamos para falar sobre meio ambiente/sustentabilidade, estemomento informativo e de descobertas ambientais foi também muito rico,percebemos o quanto todas as ações estão interligadas. Os alunos conforme iamjogando e entendendo melhor o jogo, mais motivados ficavam e demonstravam muitaansiedade na busca por novas possibilidades de ações dentro do jogo, tambémcontribuiu para que reflexões sobre a ação de jogar fossem abordadas, poisdiante das inúmeras possibilidades de acerto encontradas no jogo, o fator sortese tornou menos relevante. Os alunosaperfeiçoaram muito suas habilidades nos cálculos matemáticos, especificamentea adição, e no raciocínio lógico. A produção do trabalho em grupo, a cooperaçãona construção do jogo e o respeito ao outro durante a prática do jogo, foram desuma importância para o êxito e sucesso do trabalho.
Texto completo:
PDF