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APRENDENDO A INTERPRETAR O IDEB
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
Tendo em vistaque o Brasil é um país em crescimento e que a educação não esta acompanhandoeste crescimento devido à desigualdade social, o ministério da educação criouem 2007, o Plano de desenvolvimento com o objetivo de melhorar a qualidade daeducação recebida pelos jovens e crianças, Compromisso Todos pelo Brasil. Aprova Brasil avalia os alunos do ensino fundamental nas disciplinas de línguaportuguesa e matemática. Além de avaliar o desempenho dos alunos, ela contribuipara a revisão das políticas publicas educacionais, orientação dosprofissionais da educação quanto suas metodologias, e alertar a comunidade paraa participação na vida estudantil de seus filhos. Porem o resultado destaavaliação é entregue as escolas através do boletim de escala de proficiência,produzido pelo MEC, que por sua vez não é facilmente compreendido pelos alunose comunidade. Logo este trabalho tem por objetivo esclarecer este boletim,buscar através da matemática a interpretação dos dados bem como o entendimentodos cálculos matemáticos que resultaram nos referidos dados. Este trabalhotambém e de cunho social pois permite que a comunidade visualize e compreenda aimportância destes resultados e participe de maneira mais efetiva nas atividadesescolares da EEB Paulo Bauer. A análise e esclarecimentos dos resultados doIDEB aconteceram através de: discussões sobre a importância do programa; sobreos critérios de avaliação da prova e do resultado geral; construção de gráficospara a melhor visualização dos resultados e apresentações a comunidade. Aanálise gráfica mostra um comparativo de nossa escola com as escolasmunicipais, estaduais e federais, apresentado sempre desempenho superior nasescalas de proficiência em língua portuguesa e matemática, para todos os níveisda prova Brasil. Logo podemos concluir, com base nas estatísticas que a unidadede ensino Paulo Bauer, que a prova Brasil mostra aos pais e a comunidade aqualidade de ensino em nossa escola, bem como permite análise dos pontosnegativos encontrados para retomadas metodológicas. Palavras Chave: Interpretação, Gráficos, Proficiência.
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