Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
MATERIAS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS AO ENSINO DA MATEMÁTICA
Adriana Venturi Dagostin

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Estetrabalho tem como objetivo principal a construção de conceitos matemáticos, apartir de materiais didáticos pedagógicos adaptados, sendo que estes seapresentam como alternativo didático metodológica no atendimento a alunos comdeficiência intelectual, em idade escolar e em níveis diferentes deaprendizagem. O atendimento educacional especializado (SAEDE) na EscolaEspecial APAE Indaial está voltado para a elaboração de conceitos (baseado nospressupostos teóricos de Vygotsky). Esta se aplica também aos conceitos matemáticos;neste projeto são trabalhados conceitos de classificação, seriação, ordenação,conservação, noção de número, contagem, agrupamento, sequência, inclusão declasse, classificação por forma e tamanho. O objetivo deste trabalho também seestende na aplicação a situações práticas, de vivências em situações cotidianasdo educando, de modo que este consiga relacionar novas aprendizagens de formaabstrata. Sabe-se que hoje toda a criança em idade escolar tem direito afrequentar a escola. Isso se aplica também à pessoa com deficiência. Paragarantir seu acesso ao conhecimento é importante um olhar voltado as suaspotencialidades e a situações que garantam sua efetiva aprendizagem. De acordocom BERSCH, “na escola o professor propõe novas ferramentas tecnológicas comobjetivo de diversificar e qualificar o acesso ativo dos alunos as informaçõese também proporcionar a eles múltiplas formas de organizarem, expressarem eapresentarem os conhecimentos construídos” (2013 – 12p). O objetivo do ensinoda matemática deve ser de o estabelecimento de um repertório apropriado àaplicação de ferramentas conceituais da matemática a situações práticas. OsJogos pedagógicos possibilitam exercitar o pensamento, resolver situações –problemas, enfrentando obstáculos cognitivos e utilizando os conhecimentos quesejam frutos de sua inserção no contexto familiar e social.Também merecemdestaque algumas posturas que o professor deve levar em conta ao proporatividades numéricas, como encorajar as crianças a colocar objetos em relação,pensar sobre os números e interagir com seus colegas.Palavras-chaves: Conceitos Matemáticos; Matérias Adaptadas; Deficiência Intelectual; Elaboração de Pensamento.

Texto completo: PDF