Tamanho da fonte:
ENIGMA MATEMÁTICO
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
Com o objetivo de desenvolver atividade lúdicapara estimular as relações cognitivas, afetivas e sociais dos educandos do 4º e5º anos (multiseriadas) da E.M.E.F.Henrique Heise de Jaraguá do Sul, a professora Eliane Franke à luz de seusprojetos, utilizou esta alternativa metodológica para efetivar seu plano deação, de modo interdisciplinar, desenvolvendo os conteúdos das áreas dePortuguês, Inglês, Geografia, Arte e Matemática; promovendo o protagonismo doaluno e o seu envolvimento de forma criativa e prazerosa na construção doconhecimento em ambiente propício, envolvendo a comunidade escolar e a família. Tendo como referência a obraliterária“Viviana, a Rainha do Pijama”, os alunos após a leitura einterpretação, elaboraram atividade de pesquisa em mapa mundi da localização doContinente Africano e País da Inglaterra, elaboraram vocabulário Português-Inglês dos personagens animais e procederam a criação destes commaterial de sucata e confeccionaram o pijama da personagem central Viviana, coma colaboração de alunos, professores e funcionários da escola na pintura dedesenhos. Com apresentação cênica,ilustraram de forma inovadora o texto do autor Steve Webb. Para enriquecer aatividade lúdica e desenvolver habilidades de resolução de problemas, criou-seum jogo de cartas com figuras de animais tendo como base o jogo de cartas “Asua carta é a próxima”; por entender que o jogo possibilita a aproximação dosujeito ao conteúdo científico, por intermédio de linguagem e pela ludicidadeinerente ao próprio jogo, constatando-se uma vivência divertida, rica ediversificada, o que torna a aula mais dinâmica. Para enriquecer esta açãode forma mais ampla e envolvente, proporcionaram a participação dos paisna investigação, para criação de possíveis cálculos matemáticos dojogo em questão, tratando-se este de uma atividade desafiadora einstigadora, revelando através de relatos, não apenas o possível segredodas cartas, mas também, as emoções vividas no decorrer da ação. Durante todo oprojeto, foi possível constatar a utilidade prática da matemática como elementode apoio significativo neste exercício de estruturas científicas e avaliar oenvolvimento e evolução do educando comprometido com as coisas da escola, numtempo de novos paradigmas e paradoxos em que a vida se intensifica nas açõesrecíprocas de leitura e falas e enfrentamento de novos desafios como foi o casoda resolução do enigma matemático. Observou-se que houve compreensão dosconteúdos e o educador sente-se valorizado por sua proposta vivenciada eexitosa.Palavras-chave: Ludicidade; Jogo; Interação; Curiosidade.
Texto completo:
PDF