Última alteração: 2016-10-04
Resumo
Foi objetivo deste trabalho investigar as contribuições da formação continuada, baseada na abordagem da ecoformação, de vinte e cinco professores da Educação Básica, que frequentaram o Programa Novos Talentos instituído pela CAPES e implementado pela FURB, no período de 2013 a 2015. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter participante, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM/FURB). Como instrumentos de coleta de dados utilizamos a autobiografia, questionário aberto; além do registro das observações descritas em um diário de campo, gravações e registros em áudio, imagens em vídeo, portfólio dos professores, grupo focal e depoimentos durante o processo de formação. As análises dos dados permitiram constatar que os participantes estão dispostos a ampliar a visão para uma educação criativa e ecoformadora, partindo da valorização dos aspectos profissional e pessoal do professor. Além disso, a formação continuada baseada na abordagem da ecoformação levou-os a refletir acerca do processo de construção do conhecimento e reconstrução da prática pedagógica. Os participantes declararam almejar uma transformação na educação a partir de ambientes de aprendizagem desafiadores para o estudante, enquanto mediadores do processo de ensino e de aprendizagem. Os resultados também evidenciaram que os mesmos reconhecem que a valorização do momento educativo é fundamental para um ensino de qualidade. No que diz respeito às concepções sobre a ecoformação e às atividades desenvolvidas nos espaços escolares, foi possível perceber a articulação entre a proposta da transdisciplinaridade e uma discussão com foco na criatividade. Para tanto, é importante salientar que com o objetivo de atingir uma educação de qualidade, constatamos, nessa pesquisa, que ainda é necessário na formação continuada dos professores abordar diferentes temáticas que discutam a ecoformação e a transdisciplinaridade. Percebemos que os professores necessitam de momentos nos cursos de formação no sentido de ampliar tanto os conhecimentos científicos como também ampliar os momentos de trocas e socialização de experiências escolares. Os cursos de formação necessitam ser mais instigantes, interativos, precisam proporcionar um aprendizado inovador. A formação de professores envolve muito mais do que conceitos e conteúdos de novas propostas de ensino. Com isso, teremos professores preparados e abertos para a criatividade e a inovação. Alguns aspectos teórico-metodológicos ainda necessitam ser ampliados na formação, mas, diante dos resultados revelados, considera-se que a formação está colaborando para que os professores estejam atentos à necessidade de uma reforma de pensamento e sintam-se encorajados a transpor os desafios contemporâneos para a efetivação de práticas educativas inovadoras e criativas nas escolas.