Última alteração: 2016-09-20
Resumo
O curso de Magistério é uma formação inicial para professores que pretendem lecionar nos primeiros anos do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. É a pioneira iniciativa de formação docente brasileira. A primeira escola a oferecê-lo foi fundada em no Rio de Janeiro, ainda no Império, no ano 1835, a Escola Normal de Niterói (TANURI, 2000). Esta formação continua atuante na contemporaneidade, mesmo tendo a sua extinção determinada por normativas legais, como por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB (9.394/96) e o Plano Nacional da Educação (BRASIL, 2014). Passados quase vinte anos da primeira normativa que prescreveu o seu fim, o curso de Magistério é uma realidade pulsante em Santa Catarina. O objeto de estudo desse trabalho é a formação em nível médio. Trata-se de uma pesquisa circunscrita na perspectiva pós-crítica. Destarte, não almeja propor soluções ou expor verdades, e sim problematizar. Problematização é um termo utilizado por Foucault nos seus últimos anos de vida, cujo objetivo é um exercício crítico do pensamento, oposto à perquisição de soluções e de reformas. (REVEL, 2005). Portanto, o objetivo dessa pesquisa é problematizar as práticas discursivas acerca do curso de Magistério de uma instituição de Blumenau. Para tanto, parte-se das seguintes questões: Quem são esses estudantes? Por que ainda recorrem a um curso que não tem mais o amparo da legislação? Essa pesquisa se desdobra nos seguintes objetivos específicos: i) Contextualizar o curso de Magistério; ii) Compreender quem são esses sujeitos que cursam o Magistério nessa instituição estadual; iii) Analisar as práticas discursivas desses estudantes acerca do curso de Magistério. Os sujeitos da pesquisa são os estudantes do curso. Os dados foram produzidos em uma Escola de Educação Básica de Blumenau, vinculada a rede estadual, que oferece este curso de formação de professores desde 1946. Portanto, vivenciou todas as normativas legais que regeram e regem a formação em nível médio. Como instrumento de produção de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. As análises e problematizações partem de olhares com ‘lentes’ foucaultianas, é a partir de suas teorizações que busca-se problematizar as práticas discursivas acerca da formação docente em nível médio. Os dados inferem que o curso de Magistério é visto como uma formação que prima pelo ensino da prática, da técnica de dar aulas. É notável que os estudantes, em sua maioria, são mulheres, estão fora da escola há algum tempo, e que querem voltar a estudar, vêm nessa formação a possibilidade de ascensão social.
Palavras-Chaves: Curso de Magistério; Formação de Professores; Práticas Discursivas