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As Contribuições dos Materiais Didáticos no Ensino de Matemática para Estudantes com Deficiência Visual: a Partir do Ponto de Vista de Professores.
Ana Paula Poffo, Viviane Clotilde da Silva

Última alteração: 2016-10-04

Resumo


O ensino e a inclusão de estudantes com deficiência na rede regular de ensino foi regulamentado em 1996, pela Lei N˚ 9.394. A partir deste ano este passou a ser um desafio para muitos professores de Matemática, pois poucos são preparados, em seus cursos de Licenciatura, ou em cursos de formação continuada para esta tarefa. Diante desta problemática e focando nosso olhar para a deficiência visual, este trabalho tem como objetivo analisar quais as contribuições dos materiais didáticos no ensino de Matemática para estudantes com deficiência visual, a partir do ponto de vista de professores. Tal temática se justifica no fato de acreditarmos que, para que haja um ensino de qualidade a estes estudantes é preciso possibilitar a utilização dos outros sentidos, e o uso de materiais didáticos adequados é uma forma de se fazer isso. Para isso estes devem ser adaptados as suas necessidades e possuir tanto estímulos táteis como visuais, atendendo aos deficientes visuais e aos videntes, contribuindo para comunicação e interação entre eles. A partir desse cenário está sendo desenvolvida uma pesquisa qualitativa realizada em seis etapas: 1. Pesquisar se há em Santa Catarina algum curso de Licenciatura em Matemática que ofereça algum componente curricular voltado a Educação Especial ou ao ensino de deficientes visuais. 2. Entrevistar professores de Matemática de escolas públicas do município de Blumenau/SC, que tiveram e/ou que têm estudantes com deficiência visual. Escolhemos este instrumento de coleta de dados por ser mais flexível e podendo durante a entrevista realizar adaptações não previstas.  3. A partir das entrevistas serão elaborados e/ou reproduzidos materiais didáticos que contribuam para suprir tais dificuldades apresentadas pelos professores no ensino de estudantes deficientes visuais. 4. Com os materiais desenvolvidos realizaremos um curso para apresentá-los à professores que possuem interesse na Educação Especial e estudantes do curso de Matemática e Pedagogia da FURB para trabalhar com os mesmos, discutindo sobre sua aplicabilidade. 5. Aplicaremos um questionário de avaliação aos professores que participaram do curso, para verificar a viabilidade de aplicação dos materiais didáticos. 6. Análise dos dados finais. Perpassando todas estas etapas, estaremos realizando a pesquisa bibliográfica que fundamentará este trabalho. Este trabalho iniciou no primeiro semestre de 2016 e até o momento estamos realizando a pesquisa bibliográfica, a análise dos cursos de Licenciatura em Matemática e formulando as questões para a entrevista. Esperamos que este trabalho auxilie os professores a entender um pouco mais sobre o processo de ensino de estudantes deficientes visuais e sobre inclusão e, que os materiais elaborados os auxiliem em seu trabalho assim como na aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave: Deficiência visual; Ensino de Matemática; Materiais didáticos.


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