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FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DISSEMINANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Idione da Silva, Arleide Rosa da Silva

Última alteração: 2016-09-22

Resumo


A formação inicial dos professores dos anos iniciais, nos cursos de graduação na área de Ciências, desenvolve de forma pouco abrangente os temas científicos através de troca de saberes entre professores de diferentes áreas. A Química, enquanto ciência deve ser discutida desde os anos iniciais e pode contribuir para a intensificação do processo de desenvolvimento profissional multidisciplinar dos professores atuantes nessa etapa da educação básica. Esse trabalho representa o recorte de um projeto de dissertação de mestrado vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática- PPGECIM e ao Programa Educação em Ciências para o século XXI que teve por objetivo ampliar o repertório científico de um grupo de professoras atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola pública estadual da cidade de Gaspar. A formação continuada ocorreu nos meses de junho e julho de 2015, foi ministrada por um grupo de profissionais multidisciplinares e organizada em seis momentos que contemplaram palestras, visitas e oficinas relacionados à alfabetização científica a partir do tema “gestão de resíduos sólidos”. Os temas de cada encontro surgiram da análise dos planejamentos de Ciências e de sugestões propostas pelos próprios sujeitos da pesquisa. O grupo de professoras se mostrou muito interessado em trocar experiências durante a formação e isso as motivou a implementarem um replanejamento de suas ações didáticas.Os replanejamentos, colocados em prática, geraram grandes ações não só nas turmas de anos iniciais como em toda a escola e também na rotina da casa dos estudantes, que passaram a ter uma visão diferente dos resíduos gerados e descartados. Horta, composteira, floreiras e minhocário foram algumas ações implantadas na escola contribuindo para a alfabetização científica dos estudantes. Além disso, o repertório científico dos estudantes foi ampliado propiciando que participassem de uma feira científica da região.  A busca por parcerias, saídas a campo e oficinas oferecidas pela formação também serviram de espelho para as ações replanejadas que contaram com visita a uma empresa de reciclagem na cidade, entrevista com pessoas que trabalham com resíduos; teatro e literatura sobre o tema; palestra com engenheiro ambiental da cidade e oficina de papel reciclado. A alfabetização científica deve ser apresentada aos estudantes desde os anos iniciais, integrando as diferentes áreas científicas e oportunizando a inserção dos saberes químicos de maneira contextualizada. Essa interlocução foi alcançada quando profissionais de áreas distintas trocaram experiências durante a formação continuada e essa troca deveria ser cotidiana entre os profissionais das áreas científicas e os(as) pedagogos(as) a fim de promover o ensino integrado das ciências no ensino fundamental.

Palavras- chave: ensino de ciências; formação de professores; anos iniciais; alfabetização científica.


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