Portal de Conferências da FURB, 1° Fórum Integrado da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
QUALIDADE DA MADEIRA SERRADA DE FLORESTAS PLANTADAS COMO MATÉRIA-PRIMA PARA A FABRICAÇÃO DE CLT – CROSS LAMINATED TIMBER.
RAFAEL LESSA

Última alteração: 2016-10-04

Resumo


O objetivo deste trabalho é determinar e comparar os resultados de massa específica aparente e do módulo de resistência à flexão estática ao efeito da classificação da madeira serrada de espécies de Pinus taeda e Eucalyptus grandis, utilizadas como matéria-prima para a fabricação de painéis CLT – Cross Laminated Timber.

Todas as peças foram classificadas conforme as normas técnicas ABNT NBR 14806 (2002) e NBR 11700 (1991), que definem as classes de qualidade, os tipos de defeitos e estabelece as condições e procedimentos na classificação de madeira serrada de eucaliptos e coníferas, respectivamente. As peças classificadas foram agrupadas em quatro grupos distintos, Pinus 1, que abrange as peças classificadas entre as classes 1 a 3, e, Pinus 2, que abrange as peças classificadas nas classes 4 e 5, segundo sua respectiva norma. Da mesma maneira, as peças provenientes de madeira de Eucalyptus grandis seguiram o mesmo formato de agrupamento, denominadas Eucaliptos 1 e Eucaliptos 2.

Os resultados comparativos entre a classificação dos elementos e seus respectivos módulo de elasticidade, indicaram relação positiva entre o efeito da classificação e o módulo de elasticidade, em ambas as espécies, os maiores resultados de MoE, foram encontrados nos grupos Pinus 1 e Eucalipto 1, onde os elementos possuem, menos defeitos que influenciam internamente na madeira.

Palavras chaves: Cross Laminated Timber, Anisotropia da Madeira, Propriedades físicas, Massa Específica, Propriedades mecânicas.

Texto completo: Sem título