Última alteração: 2016-10-04
Resumo
Estudo avaliativo com abordagem qualitativa e técnica de entrevista padronizada com o objetivo de conhecer a compreensão do dentista generalista sobre o cuidado à criança na atenção básica e os motivos para o seu encaminhamento para a especialidade de odontopediatria. Pesquisa realizada por meio de entrevistas padronizadas realizadas com dez dentistas que atuam na atenção básica e dez responsáveis pelas crianças atendidas e referenciadas para o serviço especializado, sendo a amostra por conveniência. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin com categorias definidas a priori, considerando-se os componentes de qualificação profissional, caracterizados pelas dimensões do “saber fazer”; “querer fazer” e “fazer com resolutividade”; e subcategorias definidas a posteriori considerando-se os motivos para o encaminhamento da criança. A partir das falas dos dentistas construiu-se as seguintes subcategorias: a) comportamento da criança como desafio; b) procedimentos invasivos como fator estressor; c) transição de paradigmas de saúde bucal; d) empenho para o controle do comportamento da criança. Entre os acompanhantes das crianças as categorias construídas foram: a) baixa resolutividade nas urgências; b) comportamento da criança como obstáculo. O comportamento da criança foi identificado como o maior desafio para o atendimento da criança, na categoria “querer fazer”, seja por desmotivação ou estresse do profissional frente ao comportamento não colaborativo da criança. O atendimento de urgência apresentou maior comprometimento na dimensão “fazer com resolutividade”. Os dados sugerem pouco conhecimento e baixa adesão do dentista ao protocolo de encaminhamento da criança para o serviço de referência e a necessidade de um maior investimento da gestão para que os dentistas atuantes na atenção básica conheçam e se sensibilizem para que sigam o mesmo. Produtos e aplicações: considerando os resultados do presente estudo, será recomendado à gestão em saúde a promoção de um ciclo de educação permanente sobre o controle de comportamento da criança frente ao atendimento odontológico para todos os dentistas que atuam na rede, visando a capacitação dos profissionais para realizar um atendimento mais resolutivo na atenção básica à criança. Na categoria "querer fazer" identificado na baixa adesão do "Protocolo das Especialidades Odontológicas" pelo dentista, visando o apoio para a adoção do mesmo, será sugerida a revisão do documento por uma comissão formada pelos odontopediatras e alguns dentistas atuantes na atenção básica, elaborando ao término um produto pactuado e construído coletivamente sendo fornecida uma cópia impressa para cada equipe de saúde bucal, além de disponibilizar online e via e-mail funcional.
Palavras-chave: atenção básica; odontopediatria; avaliação em saúde.