Última alteração: 2016-09-22
Resumo
A competitividade impõe a necessidade de instrumentos de gestão eficientes que auxiliem as empresas na formulação de suas estratégias, minimizem as incertezas do ambiente e a dependência dos principais fornecedores de recursos essenciais à sobrevivência organizacional. O orçamento empresarial é um instrumento de gestão útil e pode ser associado a diversas variáveis ambientais. Assim, o orçamento é utilizado para melhorar o uso dos recursos organizacionais, não é uma ferramenta útil e adequada em ambientes de incerteza exógena e serve como mecanismo para promover as estratégias. Diante dos fatos, a proposta do estudo foi verificar a relação dos recursos escassos, da incerteza exógena e da acentuação das estratégias com a utilidade do orçamento empresarial nas indústrias catarinenses. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa descritiva, por meio de survey, com abordagem quantitativa, com aplicação de estatística descritiva e cálculo da correlação canônica com o uso do software Statgraphics. A população da pesquisa compreende 184 indústrias de grande porte listadas no guia das indústrias catarinenses associadas a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), e a amostra compreendeu 48 respondentes da pesquisa. As variáveis e o instrumento de pesquisa são pautados pelos estudos de Hansen e Van der Stede (2004), Pfeffer e Salancik (2003), Moura, Rocha e Reis (2010), Abogun e Fagbemi (2011) e Ekholm e Wallin (2011). O estudo conclui que grande parte das empresas prepara o orçamento com projeções anuais, estão comprometidas com o planejamento, controle e execução do orçamento, mantêm registros adequados dos resultados e confrontam o planejado com o realizado. As organizações afirmam que utilizam amplamente o orçamento diante das razões de planejamento operacional, avaliação de desempenho, comunicação dos objetivos e metas e formulação das estratégias. As empresas indicam baixa dependência em relação aos principais fornecedores de recursos, baixa incerteza associada ao ambiente e alta acentuação para as estratégias. Por fim, conclui-se que a utilidade do orçamento empresarial está relacionada positivamente com a acentuação das estratégias.