Última alteração: 2016-10-04
Resumo
O presente resumo pretende socializar parte dos resultados construídos em uma pesquisa de mestrado que esteve vinculada à linha de pesquisa Linguagem e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau. Tal pesquisa era de natureza qualitativa e de abordagem socio-histórica e buscou, norteada por seu objetivo geral, compreender os sentidos do PIBID/Letras/FURB na trajetória escolar de estudantes da educação básica, na formação inicial de acadêmicos de Letras e na formação continuada de professores da educação básica. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) visa fomentar os primeiros passos de acadêmicos de licenciaturas na docência, preparando-os, por meio de projetos desenvolvidos na parceria entre universidade e escola, para atuarem como docentes nas instituições de educação básica. No recorte que ora se faz, são enfatizadas as contribuições das práticas do subprojeto à formação de professores – seja essa formação inicial ou continuada. Para isso, optou-se por utilizar a entrevista qualitativa, coletiva e semiestruturada para dar ouvidos aos dizeres de cinco acadêmicos-bolsistas participantes do subprojeto e o memorial escrito para apreender as percepções da professora supervisora do PIBID/Letras/FURB. Concluído o processo de geração de dados, construíram-se múltiplos sentidos a partir dos discursos registrados. As bases teóricas que sustentam esses sentidos e análises pautam-se, principalmente, nas discussões acerca da análise dialógica de discurso propostas pelo Círculo de Bakhtin e nas pontuações do Grupo de Genebra sobre os instrumentos de planejamento do trabalho em sala de aula. Os resultados construídos mostram que o subprojeto de Letras do PIBID/FURB configurou-se como um espaço de aproximação entre a teoria estudada na universidade e a prática exercida na instituição de educação básica. No PIBID/Letras/FURB os acadêmicos-bolsistas puderam adquirir experiência profissional por meio da coletividade, do trabalho cooperativo entre os próprios acadêmicos-bolsistas e, principalmente, entre os licenciandos e a professora supervisora. Inseridos na instituição de educação básica, os acadêmicos tiveram a oportunidade de preparar-se para a futura atuação em sala de aula, além de conhecerem as realidades e as rotinas da instituição escolar. Analisados os dizeres dos acadêmicos-bolsistas e da professora supervisora, compreende-se, assim, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência como um espaço de construção de saberes docentes por meio das experiências construídas e da vivência da profissão.
Palavras-chave: Formação de professores; Letras; PIBID.