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Impacto da Aprendizagem Organizacional e da Inovação no Desempenho de Empresas de Serviços de Arquitetura
Última alteração: 2016-10-04
Resumo
A complexidade e a velocidade de mudança dos mercados levam as organizações a acreditarem que não detêm as informações de que precisam para agir, uma vez que seus conhecimentos e capacidades tornam-se obsoletos rapidamente. Ou ainda, o problema pode estar no excesso de informações e na dificuldade de distinguir entre o que é relevante em cada contexto (SENGE, 2006). Ao tornar-se capaz de desenvolver ou obter informação interna e externa, interpretá-la, distribuí-la e criar mecanismos para que tal conhecimento seja acessado no futuro, a organização torna-se apta a utilizar-se desse conhecimento para idealizar e comercializar novos produtos, serviços, ou ainda, inovar em seus processos (SANTOS-VIJANDE; LÓPEZ-SÁNCHEZ; GONZÁLEZ-MIERES, 2012). Inovações em serviços podem exigir novas formas organizacionais, habilidades e capacidades pessoais e interpessoais diferentes das que a organização já dispõe (HERTOG, 2000). O setor de serviços vem assumindo um papel relevante no desenvolvimento da economia mundial e nacional, tanto do ponto de vista da geração de renda e emprego, como da substancial contribuição para a dinâmica econômica dos países (OCDE apud DURST; MENTION; POUTANEN, 2015). Diante do exposto, este estudo busca desenvolver uma compreensão acerca do processo de aprendizagem organizacional, da inovação em serviços e do impacto destes constructos no desempenho organizacional. Para tanto, busca responder ao seguinte problema de pesquisa: Qual o impacto da aprendizagem organizacional e da inovação no desempenho organizacional de empresas de serviços de arquitetura? Os escritórios de Arquitetura, foco deste estudo, são formados por micro e pequenas empresas que totalizam no Brasil 60.887 organizações, sendo que destas, a região Sul detém 10.887 empresas (SINAENCO, 2015). No intuito de atender ao objetivo geral desta pesquisa, optou-se pela realização de um estudo de abordagem quantitativa, definido quanto aos objetivos como descritivo e causal, de corte transversal, e de método survey. Nesta pesquisa serão correlacionadas as três dimensões: aprendizagem organizacional, inovação em serviços e desempenho organizacional, afim de se identificar os efeitos da aprendizagem organizacional na inovação em serviços, assim como os reflexos da aprendizagem organizacional no desempenho operacional, seja diretamente ou pela mediação da inovação em serviços. Definiu-se como população os escritórios de arquitetura da região do Vale do Itajaí, Santa Catarina, e o método de amostragem selecionado é a não-probabilístico por conveniência, pois possibilita que a pesquisadora atinja um número significativo de elementos rapidamente e a um baixo custo (HAIR JR et al., 2005).
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