Portal de Conferências da FURB, 1° Fórum Integrado da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
A Legitimação de Currículo Inovador de um Curso de Administração na Modalidade a Distância: Uma Análise sob a Ótica da Teoria Institucional
Júlio César da Silva, Maria José Carvalho de Souza Domingues

Última alteração: 2016-10-03

Resumo


A Universidade é uma das principais instituições responsáveis pela geração de conhecimento. Essa geração de conhecimento é realizada por meio do tripé: ensino, pesquisa e extensão. Em razão da singularidade organizacional baseada nesse tripé, as universidades são caracterizadas como organizações complexas, principalmente pela diversidade e ambiguidade de objetivos e interesses dos profissionais que nela atuam. Por essa razão, e devido à particularidade organizacional das universidades, a compreensão do processo de institucionalização e legitimação é preponderante para equalizar as ambiguidades de interesse e entendimento internos sobre a ocorrência de novos currículos, atendendo aos interesses e necessidades do mercado e da sociedade. Dessa forma, emerge o problema de pesquisa a investigar: como ocorre a legitimação de um currículo inovador em uma universidade pública federal sob a ótica da teoria institucional? Para responder a esse problema, foi estabelecido o objetivo geral do estudo: analisar a legitimação de um currículo inovador de um curso de administração na modalidade a distância de uma universidade pública federal sob a ótica da Teoria Institucional. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória; realizada por meio de um estudo de caso único. O campo do objeto de estudo é intencional, por tratar-se da Universidade que ofereceu o primeiro curso superior de Administração na modalidade a distância no país. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas, utilizando-se de um roteiro semiestruturado aplicado a uma amostra de 10 professores do colegiado do curso objeto de estudo. Os dados secundários foram coletados pela observação em campo e também por levantamento nos documentos institucionais. Os principais resultados do estudo demonstram que o currículo foi identificado como inovador, pelo fato de haver uma oferta inédita de um curso de graduação em administração na modalidade a distância, incorporando elementos de composição de um currículo inovador como: a autoaprendizagem; a interaprendizagem, a aprendizagem colaborativa; aprendizagem por descoberta com pesquisa; a integração intercurricular, a interdisciplinaridade e a integração com a prática profissional. Foi constatado que o currículo inovador, encontra-se entre o estágio inicial de pré-institucionalização e o segundo estágio, de semi-institucionalização.. Também foi identificada que a legitimação total ocorreu entre o estágio inicial e o segundo estágio do processo de institucionalização, incorrendo, portanto, em resultados diferentes dos encontrados por Scott (1995) e Tolbert e Zucker (1999), em que a legitimação, na sua totalidade, deveria ocorrer somente entre o segundo e o terceiro estágio, com a total institucionalização, mas corroboram com os estudos de Machado-da-Silva e Gonçalves (2012) de que a institucionalização não ocorre em estágios subsequentes. Os resultados revelam que, em uma organização complexa, como a universidade pública federal, objeto de estudo, a legitimação total de um currículo inovador pode ocorrer em qualquer momento dos estágios de institucionalização, devido às decisões organizacionais serem colegiadas.

Texto completo: Sem título