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Letramentos acadêmicos na educação profissional e tecnológica: práticas de docentes com tecnologias digitais
Marilene Assis Mendes

Última alteração: 2018-02-06

Resumo


As práticas de leitura e escrita têm sido cada vez mais perpassadas pelas tecnologias digitais (TD). Essas práticas atingem contextos educativos, como a universidade, e nesse processo a formação dos professores para interagir com as TD nem sempre é priorizada. Com base nessa contextualização inicial, o objetivo geral dessa pesquisa é compreender como professores desenvolvem práticas de letramentos acadêmicos mediadas pelas tecnologias digitais em um curso de graduação na educação profissional tecnológica. Os objetivos específicos são: a) identificar modos de interação desses professores com TD, nos contextos pessoal e profissional; b) caracterizar práticas de letramentos acadêmicos mediadas pelas tecnologias digitais desenvolvidas por docentes que atuam em um curso de graduação tecnológica; e c) relacionar os modos de interação desses docentes às práticas de letramentos acadêmicos com TD desenvolvidas no curso. Para responder a esses objetivos, a filiação teórica se ancora nos Estudos dos Letramentos, mais especificamente na vertente dos letramentos acadêmicos. A linguagem, nesse sentido, é compreendida e abordada pela perspectiva dialógica do Círculo de Bakhtin, em que ela se constitui por meio das interações verbais. No que toca à formação e atuação do professor, utiliza-se o conceito de desenvolvimento profissional docente e suas implicações. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com um enfoque etnográfico, cujos instrumentos de geração de dados utilizados foram: a entrevista narrativa, a observação participante de aulas, o recolhimento de materiais produzidos por professores para as aulas; recolhimento de materiais escritos produzidos por alunos. Os sujeitos são três professores, e respectivos alunos, de um curso superior de tecnologia de um Campus do Instituto Federal do Ceará, num município localizado no interior do estado. Os dados indicam que elementos da inserção desses professores em práticas de letramentos com as tecnologias digitais na vida pessoal, no ambiente acadêmico, enquanto estudantes, até à atuação profissional estão entrelaçados. Apesar de movimentos desses docentes para delimitar fronteiras entre os contextos pessoal e profissional, bem como tentativas de preservação de sua individualidade, com e a partir do uso das TD os dois contextos mostram-se plasmados. Além disso, mesmo sem terem mantido contato com essas tecnologias durante sua formação inicial e terem participado de poucos espaços de formação continuada sobre o tema, os professores vêm utilizando as tecnologias digitais em práticas de letramentos acadêmicos em atividades que desenvolvem com os alunos. Assim, os resultados apontam para uma diversidade de modos de interação e de práticas com TD que os professores desenvolvem no contexto investigado. Tais resultados podem subsidiar ações de formação continuada, que tenham como ponto de partida e embasamento a compreensão acerca dessa diversidade de modos de interação e de práticas de letramento de docentes com as tecnologias digitais.


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