Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
A APRENDIZAGEM QUE QUEREMOS, FILOSOFANDO E FRACIONANDO, UMA RELEITURA DO DIVERTIDO MUNDO MINECRAFT
GENECY GUSATTO MATANA

Última alteração: 2015-03-09

Resumo


Este projeto é embasado na ideiaoriginal dos alunos integrantes da equipe, quando da proposição em  participar da XI Feira Regional de Matemática.A motivação inicial surgiu frente ao desafio lançado aos alunos que propuseramuma forma singular de estudar Frações, fazendo uso de material concreto. Assim,o projeto nasceu e tomou forma como: 'A APRENDIZAGEM QUE QUEREMOS,  FILOSOFANDO E FRACIONANDO, UMA RELEITURA DODIVERTIDO MUNDO MINECRAFT'. Aulas dinâmicas e interativas  e acréscimo gradual de informações, o aluno  participando ativamente do conteúdo,  deixando de ser  mero expectador em aula. AFilosofia surgiu aliada aos instrumentos de aprendizagem pela importância nodespertamento do espírito investigativo do aluno e porque faz parte do dia adia daqueles que coexistem  nos bancosescolares, sendo ideia dos  própriosestudantes, quando da leitura do livro de Jostein Gaarder, O Mundo de Sofia,que encantou os mesmos. O tema Frações é o viés matemático, o qual se moldou singularmente,após ser  envolvido em uma releitura dodinâmico e divertido mundo MINECRAFT. Assim, a frase ilustrativa  do projeto: O aluno que pensa e cria, abraça o conhecimento com alegria, deu razão ao desenvolvimento do  método para aplicação  em sala de aula da ideiacentral aventada: os alunos precisam ser motivados com instrumentos que dêemsignificado aos conteúdos,  dando norte amotivação interna do apreendente para o saber.  São três fases: O 1ª passo é inserir o alunono mundo das frações despertando o seu interesse. É a fase : “APRENDER SEM PENSAR É TEMPOPERDIDO”(CONFÚCIO). Nesta fase os alunos conhecem o mundo Minecraft ebrincam com os blocos gigantes, formando e fracionando os objetos e observamexemplos. No 2º passo realizam  asoperações básicas de frações e solucionam problemas. É a fase : “OUSE PENSAR” ( Kant ). Nesta fase osalunos conhecem  o tabuleiro do mundo Minecrafte exploram os biomas, solucionando os problemas apresentados. O destaque  do projeto é o  jogo de tabuleiro, mas para que os alunos outilizem,  primeiro  devem conhecer o mundo minecraft, concebendosua releitura  ( a sua ideia particulardesse mundo numa visão de frações ) e dominar os cálculos.  Com o jogo épossível exercitar o raciocínio e treinar cálculos com frações. O 3º passo é averificação da aprendizagem . É a fase:“ENSINANDO, APRENDE-SE” ‘(SÊNECA) Nesta fase, em equipes  os alunos constroem possibilidades  de operações com frações e demonstram oconhecimento apreendido. Apresentamos este projeto, onde o aluno é o  personagem destaque na ação de aprender. Palavras chave: Ensinar; Filosofar, Aprender.

Texto completo: PDF