Tamanho da fonte:
A APRENDIZAGEM QUE QUEREMOS, FILOSOFANDO E FRACIONANDO, UMA RELEITURA DO DIVERTIDO MUNDO MINECRAFT
Última alteração: 2015-03-09
Resumo
Este projeto é embasado na ideiaoriginal dos alunos integrantes da equipe, quando da proposição em participar da XI Feira Regional de Matemática.A motivação inicial surgiu frente ao desafio lançado aos alunos que propuseramuma forma singular de estudar Frações, fazendo uso de material concreto. Assim,o projeto nasceu e tomou forma como: 'A APRENDIZAGEM QUE QUEREMOS, FILOSOFANDO E FRACIONANDO, UMA RELEITURA DODIVERTIDO MUNDO MINECRAFT'. Aulas dinâmicas e interativas e acréscimo gradual de informações, o aluno participando ativamente do conteúdo, deixando de ser mero expectador em aula. AFilosofia surgiu aliada aos instrumentos de aprendizagem pela importância nodespertamento do espírito investigativo do aluno e porque faz parte do dia adia daqueles que coexistem nos bancosescolares, sendo ideia dos própriosestudantes, quando da leitura do livro de Jostein Gaarder, O Mundo de Sofia,que encantou os mesmos. O tema Frações é o viés matemático, o qual se moldou singularmente,após ser envolvido em uma releitura dodinâmico e divertido mundo MINECRAFT. Assim, a frase ilustrativa do projeto: O aluno que pensa e cria, abraça o conhecimento com alegria, deu razão ao desenvolvimento do método para aplicação em sala de aula da ideiacentral aventada: os alunos precisam ser motivados com instrumentos que dêemsignificado aos conteúdos, dando norte amotivação interna do apreendente para o saber. São três fases: O 1ª passo é inserir o alunono mundo das frações despertando o seu interesse. É a fase : “APRENDER SEM PENSAR É TEMPOPERDIDO”(CONFÚCIO). Nesta fase os alunos conhecem o mundo Minecraft ebrincam com os blocos gigantes, formando e fracionando os objetos e observamexemplos. No 2º passo realizam asoperações básicas de frações e solucionam problemas. É a fase : “OUSE PENSAR” ( Kant ). Nesta fase osalunos conhecem o tabuleiro do mundo Minecrafte exploram os biomas, solucionando os problemas apresentados. O destaque do projeto é o jogo de tabuleiro, mas para que os alunos outilizem, primeiro devem conhecer o mundo minecraft, concebendosua releitura ( a sua ideia particulardesse mundo numa visão de frações ) e dominar os cálculos. Com o jogo épossível exercitar o raciocínio e treinar cálculos com frações. O 3º passo é averificação da aprendizagem . É a fase:“ENSINANDO, APRENDE-SE” ‘(SÊNECA) Nesta fase, em equipes os alunos constroem possibilidades de operações com frações e demonstram oconhecimento apreendido. Apresentamos este projeto, onde o aluno é o personagem destaque na ação de aprender. Palavras chave: Ensinar; Filosofar, Aprender.
Texto completo:
PDF