Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

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Réguas Numéricas,uma forma lúdica de brincar e automatizar com a matemática
Rosane Rodrigues Duarte

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


As réguas numéricas, introduzidas no Brasil nofinal da década de 90, vêm facilitar a compreensão da quantidade contínua parase ensinar números. O referido projeto foi desenvolvido pela professora Rosane Duarte com alunos do segundo ano,dando significado aos conceitos de adição e subtração, composição dos númerosde 1 a 10 e cálculo mental. Tendo como objetivo propiciar a decomposição ecomposição dos números até 10, motivando a agilidade e flexibilidade no cálculomental. Pois se trabalhado com a criança o entendimento do cálculo mental, estaterá mais agilidade de raciocinar e resolver problemas matemáticos nocotidiano.  A exemplo, o número 8resultará das seguintes combinações das réguas 7 e 1, 6 e 2, 5 e 3, 4 e 4.Essas combinações deverão ser verificadas comparando-as com a régua de número8. Ao manipular essas réguas, o aluno vivenciará a formação das adições até 10.Foram organizadas diversas atividades que proporcionaram condições aos alunosde contextualizar a função e a manipulação das réguas, principalmente nos fatosbásicos da adição e subtração, capacidades para domínio lógico no segundo ano.Além das réguas, foi sistematizado o jogo do baralho. Encontrando o número, acriança forma com as réguas as diferentes maneiras de encontrar, por exemplo, o10, usando da reversibilidade, distribui o baralho para os colegas, mostra umacarta e diz "tenho 7 para 10 falta..., o próximo jogador verá se tem acarta resposta, ou passa a vez. Este jogo além de automatizar os fatos básicos,no caso do exemplo até 10, trabalha a atenção e a conservação numérica de ordemdifusa. Nesta fase, dos 7 e 8 anos  amemorização dessas adições deve ser mais sistemática. Mesmo que a criançaaprenda de forma lúdica, já deve ter mais segurança nas respostas, sem ter querecorrer à contagem dos dedos ou outros artifícios. Entretanto, para que ascrianças possam aprender matemática de forma flexível e articulada, é precisoque tenham atingido o nível lógico. Quando não conseguem atingir estaestrutura, são impedidas de flexibilizar o raciocínio matemático. O raciocíniológico-matemático precisa ser construído antes da entrada do número, através deatividades de classificação, seriação, sequências lógicas, correspondênciabiunívoca, inclusão e intersecção de classe, sempre com atividades lúdicas ematerial concreto. A lógica matemática se constrói com números baixos. Épreciso levar a criança a operar muitas e muitas vezes para que desenvolva alinguagem matemática, que possa dar suporte aos raciocínios posteriores. Oraciocínio precisa ser edificado, com cuidado e sem pressa, para sustentarfuturamente os raciocínios mais complexos. Por isso precisa-se deter noscálculos até 10. As réguas respeitam a forma de funcionar da criança,permitindo-lhe que através das cores e das dimensões faça a construção da ideiade número.Palavras-chave: Raciocínio Lógico- Matemático; Réguas Numéricas.

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