Tamanho da fonte:
A MATEMÁTICA NAS ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS E AGRICULTURA
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
As estações meteorológicas estão sempre auxiliando a população desde a agriculturaaté a navegação. Sua história começou no século XIX e está em nossas vidas atéhoje prevendo o tempo de cada dia. São organizações cuja função é elaborar edivulgar a previsão do tempo, fornecendo informações específicas para algunssetores da sociedade, como empresas de transporte público, corpos de segurançamilitares ou civis. Na atualidade, a meteorologia está muito sofisticada, pois além de utilizar equipamentos mais simplescomo termômetros, pluviômetros, pode contar também com satélites e com a internet, ferramenta que osmeteorologistas utilizam para baixar programas ajudando na elaboração daprevisão do tempo. As estações meteorológicas são importantes, pois sem elas osagricultores no geral, teriam maiores dificuldades para planejar a agricultura,protegendo as culturas por exemplo. Além disso, ela é importante para quem vai viajarou até mesmo para alertar uma região de tempestade e furacões. Os benefícios que as estações meteorológicastrazem são inúmeros, na agricultura, no trânsito, no transporte, na aviação, nanavegação, no lazer e muitos outros. Sendo assim, tornou-se de total relevânciarealizar um estudo através de um projeto interdisciplinar envolvendo as áreasde Ciências, Arte, História, Geografia com ênfase na disciplina de Matemática. Destaforma, o objetivo geral do projeto foi compreender como as estações meteorológicasfuncionam para prever as condições do tempo, a função da matemática nestasprevisões e a importância desta prática na vida das pessoas com ênfase naatividade agrícola. Os objetivos específicos foram: estudar os instrumentos das estações meteorológicas, entender o funcionamento de umaestação meteorológica, conhecer a história das estações meteorológicas, analisaro uso da matemática na coleta de dados para prever as condições do tempo. Paraa execução deste projeto foram realizadas as seguintes atividades: pesquisabibliográfica – com leituras e anotações sobre o tema; entrevista com ometeorologista; visita a uma Estação Meteorológica; construção de equipamentosda Estação Meteorológica; pesquisa de campo com pequenos e grandesagricultores; construção de gráficos usando recursos tecnológicos do programaExcel; análise interpretativa dos mesmos; análise de índices pluviométricos;cálculos de área, volume, noções de capacidade e estimativas da quantidade dechuva em uma determinada superfície e elaboração de cartazes. Ao término dessetrabalho baseados nos conceitos trabalhados na disciplina de matemática foipossível concluir que as estações meteorológicas são muito importantes, pois, antecipame previnem o homem do que pode acontecer com o tempo.
Texto completo:
PDF