Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
INTERPRETANDO, CONSTRUINDO E RESOLVENDO PROBLEMAS MATEMÁTICOS.
Patricia Lourdes Souza

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Opresente projeto foi desenvolvido com os alunos do 4º e 5º ano do EnsinoFundamental, anos iniciais, onde estão envolvidas 45 crianças. O projeto partiudas dificuldades encontradas pelos alunos no 1º bimestre em interpretar eresolver problemas envolvendo as quatro operações.  O projeto teve início no mês de junho e foidesenvolvido até o mês de agosto, durante este período usou-se diversosrecursos que favoreceram os alunos na leitura e interpretação de problemas. Oprojeto iniciou com a leitura do livro: Poemas Problemas de Renata Bueno, noqual lemos juntos os problemas e através de colagem foi refeito individualmenteo livro. Em grupos e com auxilio de material de colagem confeccionaram cartazesilustrando operações matemáticas de problemas. Na sala de aula temos um espaçocom gibis e já trabalhamos este ano com a Turma da Mônica. Com a finalidade dedesenvolver atividades sobre as festas juninas, usamos os personagens da Turmado Chico Bento para criar um livro de problemas, utilizou-se a sala deinformática para digitar os problemas. Depois trocaram os problemas e cada umresolveu o problema que o colega construiu. Houve análise de construção eresolução coletiva dos problemas. Com objetivo de desafiar os alunos, cada umrecebeu uma folha com a operação e resposta incompleta, a partir desta deveriamcriar um problema e resolver a operação. Com a utilização de palitos defósforos os alunos foram desafiados a pensar, cada um recebeu uma figura comuma sequência lógica e precisavam montar a sequência que se pedia. Houvebastante dificuldade nesta atividade, mas, com auxilio dos colegas todosconseguiram realizar. Na sala de informática no site Racha Cuca jogaram o jogodos palitos de fósforos e resolveram problemas matemáticos. Uma maneira deenvolver e levar os alunos a ler e interpretar os problemas. Paraconfraternizar o término do primeiro semestre, organizamos um coquetel.Utilizando os doces, salgados e bebidas trazidas pelos alunos serão construídosproblemas matemáticos que serão corrigidos após as férias. Para confraternizara Semana do Estudante foi jogado Bingo e através de uma forma lúdica foramconstruídos problemas que foram digitados na sala de informática e resolvidospelos colegas.Palavras-chave: Interpretar; Problemas Matemáticos; Construir.

Texto completo: PDF