Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
Aprendendo a tabuada de maneira lúdica
Morgana Grabowski Leite

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


A multiplicação está inserida emnosso sistema de diversas formas e meios. Assim, para um melhor aprendizado dosconceitos que envolvem os cálculos nessa operação da matemática por parte dosalunos e para que este se torne agradável, ensinou-se a multiplicação de formalúdica. Assim, esta pesquisa tem como objetivo demonstrar que a aprendizagem databuada na matemática tem melhores resultados e se torna mais divertida quandoo aluno se envolve em situações cotidianas e que fazem o uso da ludicidade. Comisso, os alunos do 3°, 4° e 5° ano das Séries Iniciais passam a ter maiorfacilidade na compreensão dessa ferramenta utilizada em todos os níveis deaprendizado, desde o primário até a universidade, sendo como objetivo serempregada no cotidiano dos alunos, na contagem de sacas de milho, feijão,arroz; na criação de gado leiteiro e de corte e em diversas outras atividadesdesenvolvidas no meio rural. Com o objetivo de oportunizar a melhor compreensãoda multiplicação por parte dos alunos, foram utilizados vários recursos epráticas didáticas, principalmente lúdicas e desenvolvedoras dos conceitos desustentabilidade como por exemplo: o uso de caixinhas de leite, tampinhas degarrafa ou pedrinhas, fazendo as crianças interagirem com as unidades,descobrindo o resultado das multiplicações ou quantas unidades são necessáriaacrescentar em cada caixinha para obter o resultado esperado; a criação defloreiras com garrafas PET, utilizando a quantidade de garrafas como fator e asflores como unidades, desta forma reutilizou-se o material reciclável eembeleza a escola, além do aprendizado dos alunos no momento da construção dasfloreiras e quando os mesmos visualizam diariamente as flores, a forma e omotivo da confecção das mesmas. Criou-se dominós e quebra-cabeças juntamentecom os alunos para melhor a memorização das fatorações mediante o uso daludicidade. Desenvolveu-se gincanas de interação com as três turmas, sendo ummotivo a mais para a verificação do aprendizado dos alunos e estimulou-se aconquista e a vontade de crescer; desenvolveu-se problemas que envolvessemcasos rotineiros da vida dos alunos, principalmente questões relacionadas àagricultura, pecuária e demais situações que acontecem no cotidiano da vidarural. O processo realizado, permitiu que se obtivesse como resultado umaprendizado muito mais divertido, lúdico, saudável e que envolveu situações docotidiano do aluno para a multiplicação dentro da sala de aula, pois esta parteda matemática é de fundamental importância para todos os níveis de ensino epara a vida dos alunos, pois muitos já utilizavam a multiplicação em seucotidiano, mesmo que de forma inconsciente. PalavrasChaves: Tabuada, Ludicidade e VidaRural.

Texto completo: PDF