Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
MÚSICA E MATEMÁTICA: UMA SOMA QUE SUBTRAI PROBLEMAS, MULTIPLICA INTERESSE E DIVIDE MELHOR OS RESULTADOS.
Soliete Ruzza Altenhofen

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Parainiciar uma discussão sobre a possível consorciação interdisciplinar entremúsica e matemática, acreditamos que o ponto de partida deva ser responder ásseguintes questões: Existe matemática na música? Existe música na matemática?Como a música pode contribuir para melhorar a aprendizagem? Uma rápida análisesobre os aspectos estruturais simples da música já nos permite responderafirmativamente à primeira questão. Quanto à segunda, podemos dizer que aresposta também é afirmativa, embora ela seja percebida de forma bastante sutilque no primeiro caso. E o terceiroquestionamento sem dúvida é de suma importância pois os sons e os ritmos fazem parte da vida dos indivíduosdesde a infância e exercem nos alunos significativainfluência positiva. Por esse motivo, o ritmo produzido pelo encadeamento dealguns sons e a música propriamente dita são instrumentos riquíssimos parao aprendizado, pois contribuem para asocialização, aumentam a auto - estima, criam meios para diminuir a timidez,ajudam a canalizar o excesso de energia e agressividade. Para tentar estabelecer esse vínculo entre as duasdisciplinas, desenvolvemos o projeto MÚSICA E MATEMÁTICA, uma soma que subtraiproblemas, multiplica interesse e divide melhor os resultados que tem comoobjetivo, Demonstrar que de forma simples e econômica podemosaprender matemática, utilizando a música como veículo instigador.  O projetoapresentará a análise de um trabalho realizado pelos alunos da 2ª série doEnsino Médio onde construíram uma mini orquestra utilizando instrumentosconfeccionados a partir dos materiais reutilizados, bem como demonstrar asrelações entre duas grandes e aparentemente, diferentes áreas: a “Matemática” ea “Música”.  Palavras-chave: Reciclagem;Matemática; Música

Texto completo: PDF