Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

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MATEMATIZANDO O MARACUJÁ: UMA ALTERNATIVA PARA AGRICULTURA FAMILIAR
Nilva Boni Artifon

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


O maracujá éuma fruta relativamente fácil de cultivar e é conhecido mundialmente pelo nomeda espécie Passiflora Edulis. O Brasil é atualmente o maior produtor mundialdessa fruta com mais de três mil hectares cultivados, distribuídos em quasetodos os estados brasileiros. Em Seara identificamos apenas uma propriedade quecultiva com fins comerciais, já o cultivo para o consumo pode ser observado emdiversas propriedades e há as variedades de maracujá azedo e doce. Partindo dopressuposto de que há um grande interesse no plantio do maracujá na escola enas propriedades locais, buscaremos com esse projeto incentivar alternativas decultivo do maracujá plantando em linha reta com espaçamento de 3 metros naunidade escolar e nas propriedades, fazendo o reaproveitamento da reserva legale da mata ciliar. Assim, estaremos trabalhando leitura conversão de gráficos,área, perímetro, forma geométrica, as quatro operações, fração, medidas,fórmulas matemática e resolução dos problemas. Entendemos que quando o educandorelaciona teoria e prática e observa elementos da matemática em seu cotidiano,há um aprendizado significativo. Utilizando-se de materiais diversos comopneus, arame galvanizado e bambu, foi preparado o local para o plantio domaracujá pela professora, diretora e alunos do 6o ano, séries finaisna Escola Carlos Armando Paludo. Pretendemos que os educandos aprendam edisseminem o cultivo do maracujá e ajudem a implantar um pomar em suaspropriedades, que pode servir para o consumo ou a fim de comercializar gerandomais renda familiar. O que chamou a atenção foi a integração e a dedicação doseducandos na realização das atividades, na preparação do local e plantio dassementes e mudas. Um fator determinante para o envolvimento da comunidadeescolar foi a interdisciplinaridade, sendo que todas as disciplinas seenvolveram com atividades relacionadas ao projeto. Levando em conta ascaracterísticas das famílias envolvidas, estabelecemos uma parceria com aengenheira agrônoma da prefeitura de Seara que será responsável por assessoraro plantio e manejo do maracujá. As áreas a serem plantadas serãoprioritariamente espaços não produtivos, como as proximidades de reservaslegais. Os materiais para o plantio são de baixo custo e poderão serencontrados nas propriedades, sendo utilizados recursos como bambus, que sãoacessíveis nessa região. As mudas serão produzidas na escola e fornecidasgratuitamente para a comunidade escolar.Palavras-chave: Matemática; Maracujá; Alternativa; Agricultura.

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