Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

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A Diversidade e a Matemática
Suzi Dambros Savenhago

Última alteração: 2015-03-05

Resumo


Diantedas dificuldades encontradas pelos educadores de nossa escola em relação aorespeito entre os educandos, desenvolveu-se ao longo do semestre atividadespertinentes ao relacionamento humano. A curiosidade dos educandos motivou abusca pelo conhecimento do processo histórico da sociedade brasileira, conhecendo mais sobre as diferenças étnicas, físicase culturais das pessoas, o preconceito que existe principalmente quando essasdiferenças são visíveis e a conscientização de que cada indivíduo é único, cadaum possui suas dificuldades e capacidades, devendo respeitar e ser respeitado. Oprincipal objetivo desse trabalho é compreender as diferenças étnicas, físicase culturais existentes em nossa sociedade, e como essas diferenças estãorelacionadas à Matemática; contribuindo na formação dos educandos, buscando aética, a justiça, a igualdade e o respeito. Para desenvolver o trabalho,estudou-se a obra “Os Operários”, de Tarcila do Amaral, que retrata um exemploda etnia brasileira. A partirdisso, fez-se a ressignificação da obra; pesquisou-se a composição étnica doBrasil e de Santa Catarina; a descendência dos alunos de nossa escola;realizou-se um passeio para visitar uma APAE; pesquisou-se ainda sobre asParaolimpíadas; asadaptações necessárias a essas pessoas, e também as adaptações físicasnecessárias em nossa escola. A partir de todas essas situações vivenciadas, osalunos tiveram a oportunidade de desenvolver a oralidade, a criatividade, oraciocínio e a cooperação nos trabalhos em grupos. Aprenderam a confeccionargráficos de barras e de setor (utilizando o transferidor), compreenderam adiferença entre círculo, circunferência e esfera, raio e diâmetro. Estudou-seainda o que é estatística (analisando gráficos e tabelas) e o conceito dosdiferentes tipos de ângulos (reto, agudo, obtuso, completo e nulo). Calculou-seaproximadamente quanto seria gasto em nossa escola para construir as adaptaçõesfísicas necessárias (rampas e ampliação de portas), resolvendo situaçõesproblemas com os dados obtidos, envolvendo as operações básicas da matemática,números decimais e valor monetário. Observou-se também que uma carteira para umcadeirante deve ser maior do que as demais, sendo estudado o conceito de área eperímetro. Durante as atividades desenvolvidas, percebeu-se que a matemáticapode ser trabalhada integrada com outras disciplinas, tornando o aprendizadomais prazeroso para o educando, unindo conceitos que aparentemente parecemdifíceis com situações vivenciadas no cotidiano de cada um. Com esse projetoproporcionou-se o maior conhecimento sobre as diferenças existentes em nossomeio, sejam elas de raça, cor, religião ou cultura, conscientizando os alunossobre a importância do ser humano, seus valores e virtudes, pois cada pessoatem seu jeito de ser e de viver, ninguém é igual ao outro e é na diferença queaprendemos a respeitar e a ser respeitados. Palavras-chave:Diferenças, conteúdos matemáticos, respeito.

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