Tamanho da fonte:
A Matemática da Vimeoca
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
O projeto “A Matemáticada VIMEOCA” surgiu a partir do estudo da história de Santa Catarina e paracomplementar aproveitou-se para fazer uma Viagemao Meio Oeste Catarinense, resultandoassim, o título deste trabalho. Realizado pelos alunos dos quintos anos da EEBPrefeito Arno Siewerdt, havendo uma interação entre pais, professores, alunos ecomunidade e uma prática educacional harmonizando o encontro entre asdiferentes áreas. Com essa abordagem interdisciplinar, os conteúdos dasdisciplinas se relacionaram para a sua ampla compreensão e construção desaberes. O presente trabalho teve como principal objetivo utilizar conceitosmatemáticos para explorar a viagem ao Meio Oeste Catarinense. Uma região de morros ondulados localizada no centro doEstado onde se situam comunidades de pequeno e médio porte, colonizadas porimigrantes italianos, alemães, austríacos e japoneses. A viagem ocorreu nos diasdezessete e dezoito de abril, saindo de Pouso Redondo, passando porCuritibanos, Fraiburgo, Videira, Treze Tílias e Irani afim de conhecer a serra e o planaltoserrano: relevo e vegetação (mata araucária); uma unidade daCopercampos, onde observou-se um pouco do trabalho realizado pelos agricultoresna produção de grãos da região; um pomar,destacando a produção de maçãs; museu do vinho e da imigração italiana, caboclae alemã, onde observou-se o processo de fabricação do vinho e os utensíliosusados neste processo pelos colonos; Observatório Astronômico Domingos Forlinobservando, com a ajuda de um telescópio, estrelas, constelações e a superfície lunar; a colonização austríaca; apalestra com o Senhor Vicente Telles, o Cemitério do Contestado, a Vala dos Vintee Um e o Museu histórico do Contestado Monge João Maria, que é o que resta deum passado histórico, guardando relíquias das batalhas e confrontos violentos. Epara a realização do presente projeto foi necessário a colaboração de toda acomunidade na arrecadação de recursos através de doações e realização de umarifa. Para a realização das atividades fez-se análise de dados estatísticos emtabelas e explorou-se a representação gráfica através de gráficos de colunas, aplicou-seo conceito de média, de medidas de massa, porcentagem, frações, unidades demedida de tempo, geometria, expressões numéricas, resolução desituações-problema envolvendo as operações fundamentais: adição, subtração,multiplicação e divisão. Desta maneira, verificou-se a importância dessa viageme desenvolveu-se uma maneira diferente de ensinar matemática relacionada aoutros conhecimentos e estabelecendo relações com determinados conceitos matemáticos,desenvolvendo novas formas de pensamento, o que incentiva e define com maisclareza que a matemática está presente em muitas situações do cotidiano. Palavras Chave: Matemática, Viagem eInterdisciplinaridade.
Texto completo:
PDF