Tamanho da fonte:
APRENDENDO MATEMÁTICA COM AS FLORES
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
As flores desempenham um papel importante nas nossas vidas. Desde oinício dos tempos têm sido utilizadas para celebrar acontecimentos. As floressão apropriadas para muitas ocasiões e podem representar diferentes sentimentose experiência. Um simples ramo torna-se mágico quando oferecido a alguém dequem se gosta. As flores na decoração da casa para um acontecimento especialcria uma afirmação imensamente pessoal, além disso, elas podem fazerresplandecer os momentos de alegria e tranquilizar-nos e reconfortar-nos natristeza. E não é só no mundo adulto que as flores exercem fascínio, ascrianças gostam de pegar, cheirar e dar flores para as pessoas próximas a elase foi durante o recreio que a professora observou o grande interesse que ascrianças têm pelas flores, retirando - as para dar a professora, ou levando-aspara enfeitar a casinha, seus espaços de brincar. Se as flores estão semprepresentes estimulando a vida das crianças, por que não usá-las para estudar amatemática? Será isso possível? Assim nasceu o projeto Aprendendo matemática com as flores desenvolvido com os alunos daEscola Municipal São Francisco. Iniciamos o projeto com um passeio afloricultura da cidade, onde conhecemos diversos tipos de flores. Observamostambém os diferentes formatos, as diversas cores, sentimos as texturas, e nosdeliciamos com o aroma de cada uma delas. Utilizando as flores trabalhamos acomparação: flores maiores e menores, flores com muitas pétalas e flores compoucas pétalas, flores de cores puras e flores matizadas, flores caras ebaratas, flores que nascem de sementes pequenas e grandes, flores com espinhose sem espinhos entre outras. Com as flores trabalhamos muitos conceitosmatemáticos: contagem, ações de juntar, comparar, acrescentar, retirar, montargráficos, figuras geométricas, probabilidades, classificação e seriação, ordemcrescente e decrescente, quantidades, tamanhos, jogos e situações problemas. Emlinguagem oral e escrita trabalhamos literaturas, poesias, parlendas, músicas,sons de letras, palavras contextualizadas, alfabeto das flores, narrações,relatórios. Em ciências naturais e sociais observamos como acontece agerminação, quais as necessidades para as flores se desenvolverem, as partesdas flores, passeios a vários jardins e floricultura. Também percebemos que noaspecto social as flores fazem parte do consumismo e status social dependendoda ocasião, da clientela e da preferência. Dentro de artes e psicomotricidaderealizamos releituras de obras, recorte e colagem, dobraduras, pintura comtinta, montagem, mosaico, desenhos e dramatizações. Pudemos observar que o temacontextualizado foi rico, estimulador e motivador. A disciplina que teve maiorênfase e maior amplitude foi à matemática. Palavras chave: seriação, classificação, jogos ecriatividade.
Texto completo:
PDF