Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
Jogo dos Números Complementares
Daniela de Jesus, Ivani Salete Scuzziatto

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


A EducaçãoInclusiva na Matemática vem sendo um desafio para os professores em formaçãoinicial, pois quando pensamos em trabalhar números, cálculos e até mesmoconceitos matemáticos, logo vem a seguinte questão, e se na sala, existir algumaluno com deficiência, o que posso fazer para trabalhar com esse estudante semexcluí-lo? Algumas pesquisas já estão sendo realizadas considerando esta áreado saber, como por exemplo, a de Rosana Maria Gessinger (2006), que traz em suadissertação de mestrado relatos de professores de Matemática que tiveram emsuas classes, ditas comuns, alunos com necessidades educacionais especiais, aqual busca compreender a atuação docente na perspectiva da inclusão,verificando quais práticas estão sendo realizadas pelos diferentes professores,de modo a favorecer a construção de conhecimentos matemáticos por esses alunoscom necessidades especiais inseridosnesse processo de inclusão escolar. Estetem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico matemático através do lúdico,em que o aluno possa utilizar o jogo de uma maneira a desenvolver-se na sala deaula, consequentemente facilitando o processo de aprendizado do mesmo. Poisajuda nos cálculos matemáticos, noção de tempo, de estrutura lógica, resoluçãode problemas, capacidade de análise e posicionamento. O jogo baseia se emcálculo e estratégia de posicionamento, em que o aluno deve resolver as adiçõesdispostas em um tabuleiro com cem números, e fazem uma seqüência lógica queseguindo algumasregras chega-se  ao fimdo jogo de tabuleiro, onde deve ficar sem nem um problema para se resolver. Otrabalho trouxe uma significativa melhoria do aprendizadode matemática para oaluno melhorou seu raciocínio lógico, que o mesmo apresentava algumasdificuldades, nota-se uma grande diferença em relação aos estudos matemáticosdo aluno que por sua vez consegue a partir do jogo, desenvolver com maisdestreza suas habilidades matemáticas. O jogo dos números complementares ajudouno desenvolvimento matemático, raciocínio lógico matemático e a aprendizagem damatemática. Facilitando o processo de aprendizagem do aluno.Palavras-chave: Raciocínio lógico matemático; Conhecimentos; Inclusão escolar.

Texto completo: PDF