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Brincar e aprender com os conceitos de número e numeral
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
O presentetrabalho propô-se a realizar atividades mediadoras que auxiliassem crianças de 5e 6 anos a irem além da contagem verbal dos números, mas a tomarem posse do conceito,como propõe Piaget. Geralmente quando se fala em conceito de número e numeral naEducação Infantil se reconhece a necessidade de um trabalho pedagógico direcionadocom as crianças para que as mesmas possam elaborar hipóteses e desenvolver as habilidadesnecessárias para a continuidade do aprendizado em matemática. Para alcançar esteobjetivo foram proporciona das atividades com materiais reciclados, nas quais acriança através da manipulação dos objetos trabalhou os esquemas mentais básicosde classificação, comparação, conservação, correspondência, inclusão, sequenciaçãoe seriação. O grupo sob a mediação da professora teve a ideia de confeccionar osnumerais com materiais reciclados e se reuniram para brincar. A professora propôssituações-problema, observando e mediando o raciocínio de cada criança. O retornodos alunos foi muito positivo, demonstrando que elas estão no processo de consolidação dos esquemas básicos e fazendo utilizaçãode linguagem matemática. Foi possível avaliar quais habilidades estão em construçãoe quais a professora deverá continuar estimulando. As atividades possibilitaramtambém o fortalecimento da ideia de que a matemáticana Educação Infantil consiste em realizar atividades preparatórias para a construçãodo conceito de número. Mas para isso é preciso planejar momentos que proporcionemuma aprendizagem significativa e prazerosa, pois as crianças desta faixa etárianecessitam que o brincar seja predominante. Portanto, é preciso propor uma formadiferente de ensinar matemática e isto se concretiza através de um currículo quevalorize a construção do conhecimento lógico-matemático das crianças por meio deatividades lúdicas e que valorizem suas ações e reflexões.Palavras- chave: Esquemas básicos; Piaget; Materiais reciclados.
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