Tamanho da fonte:
RECICLANDO,CALCULANDO, APRENDENDO E PRESERVANDO
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
A transformaçãodo meio ambiente é uma realidade que merece atenção especial de toda asociedade, haja vista que, a cada dia surgem novos problemas comprometendo asustentabilidade do planeta. Faz-se necessário promover ações que resultem emmudanças de hábitos e de atitudes das pessoas. A EEB Bruno Hoeltgebaum vem desenvolvendo projetosinterdisciplinares com este fim. Oobjetivo desse trabalho é socializar com todos, um destes projetos que vem trazendobenefícios bastante significativos. O projeto chama-se “Amigos da Natureza” eteve início no ano de 2010. Foi idealizado pelas professoras Vera (Pré Escolar)e Adriana (Educação Física). Elas viam no “LIXO” uma riqueza de materiaispedagógicos e uma grande oportunidade de conscientização das crianças e suasfamílias sobre este grave problema social. Além disso, houve a oportunidade detransformar o projeto em RENDA para a escola, com a venda de todo o materialreciclado que é trazido pelos alunos quinzenalmente. Frutos deste projeto jácomeçaram a ser colhidos no final de 2011, com a inauguração do parque infantil.Compra de materiais pedagógicos e esportivos, pintura da quadra, artes nosmuros, paisagismo, câmeras de monitoramento, entre outros, também foramconseguidos graças ao projeto. Nós, alunos do6º ano 01 participamos ativamente do projeto desde o seu início. Somos osresponsáveis diretos pelo seu sucesso. Assim, as professoras de Matemática eGeografia, resolveram explorá-lo, levando em conta principalmente os conceitosmatemáticos e geográficos existentes. Nas aulas de Geografia fizemos aspesquisas bibliográficas referentes ao histórico, conceitos, localizações, recursosrenováveis e não renováveis, 3Rs, problemas sociais e ambientais, entre outros.Nas aulas de Matemática exploramos conceitos de geometria plana e espacial(áreas, perímetros, volumes, poliedros, não poliedros) escala, noção de vistalateral e superior, dados estatísticos e construção de gráficos, unidades demedidas, uso de regra de três, porcentagem, noções de compra e venda, lucro eprejuízo, economia e desperdício, quantidade de matéria prima preservada, entreoutros. Através das entrevistas realizadas com catadores de material reciclado,percebemos o quanto eles são conscientes com relação à reciclagem, suas conquistase suas angústias. Por fim, foipossível verificar o quanto este projeto tem influenciado no nosso dia a dia. Mudanças de atitude com relação aoconsumo e ao desperdício estão fazendo a diferença em nossa casa. Somosresponsáveis pelo planeta e temos que garantí-lo para as futuras gerações. Nosconscientizamos que a aplicabilidade do conceito dos 3Rs é emergencial. Que areciclagem é um grande negócio, mas que ainda é pouco realizada no Brasil. Trabalhar umtema de interesse do grupo e de maneira interdisciplinar torna as aulasdinâmicas, interessantes e com ótimos resultados. A socialização do projeto coma comunidade escolar aconteceu na feira interna de Matemática. Palavras-chave: Matemática, reciclagem,sustentabilidade.
Texto completo:
PDF