Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
Roletrando Geométrico da Matemática
Elizabete Minks

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Trabalharmatemática na educação infantil é um desafio para o professor, pois é nesseperíodo que as crianças devem encontrar o espaço para explorar e descobrirelementos da realidade que as cerca. A criança deve ter oportunidade devivenciar situações ricas e desafiadoras, as quais são proporcionadas pelautilização dos jogos como recurso pedagógico. Assim as educadoras Elizabete eDaiane pensaram em desenvolver um jogo interativo, para trabalhar com osconteúdos formas e cores sem o intuito competitivo, mas que os alunosdesenvolvessem a percepção a cerca destes conteúdos matemáticos,pré-determinado no currículo para a faixa etária que atuam. Surgiu o jogo“Roletrando Geométrico da Matemática”, confeccionado com materiais reciclados(embalagens de pizza), pois ensinar geometria é muito mais do que apresentar asdiferentes formas geométricas à turma, apresentar seus nomes e características.Para que os alunos desenvolvam o pensamento geométrico, é preciso que entrem nojogo dedutivo. Cabe ao professor propor atividades desafiadoras, que explorem acapacidade de planejar e antecipar a solução de problemas. O referido jogo foidesenvolvido com crianças de três a quatro anos de idade, participativas ecuriosas em contínuo processo de desenvolvimento e descobrimento do seumundo.  O jogo foi apresentado aos alunoscom o objetivo de proporcionar a eles oconhecimento sobre as formas geométricas e cores que estão presentes emtodos os ambientes em que vivem, propiciando desta forma a visualização,exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo dasformas e cores, possibilitando identificá-las. Para através deste contatolúdico e interativo poder desenvolver o raciocínio lógico, identificar e nomearas formas e cores, ampliar o vocabulário matemático, aprimorar a coordenaçãomotora fina, aguçar as percepções visuais, auditivas, táteis, a socialização ea cooperação entre os grupos.Materiais doJogo: roleta para selecionar as cores (azul, amarelo, verde e vermelha) e asfiguras geométricas (triângulo, círculo, quadrado e retângulo); cartelas emisopor com espaço para cada figura; figuras geométricas para encaixe. Regras doJogo: os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma cartela comas peças a serem encaixadas separadamente; cada grupo irá sortear as figuras eas cores a serem encaixadas girando a roleta por duas vezes, na primeirasorteará a cor e na segunda a figura a ser encaixada. Após o sorteio se o grupoverificar que tem a figura com a cor selecionada deverá encaixá-la no espaçocorrespondente na cartela, caso o grupo não tenha a referida peça sorteada,passa a vez para o outro grupo. O jogo finaliza no momento que todos os gruposcompletarem a sua cartela.Palavras- chave: Reciclagem; Roleta; Geometria; Matemática; Formas; Cores; Socialização.

Texto completo: PDF