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A MATEMÁTICA NA MEDIDA CERTA
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
A ideia dotrabalho surgiu quando, no 1º bimestre, ao vermos os conteúdos que estudaríamosna 8ª série, fomos questionados sobre a importância de cada um. Diante das respostas, a professora propôs quecada grupo realizasse um trabalho que envolvesse uma situação prática e quefosse de nosso interesse. Como somos adolescentes, mudanças físicas eemocionais estão muito presentes. Questões como ganho ou perda de “peso”,aparência física, preocupações com o visual começam a fazer parte do nosso diaa dia e são importantes, pois, influenciam na autoestima. Um fato que noschamou muita atenção ao iniciarmos o ano foi à transformação física do colegaSAVIO. Ele teve uma grande perda de “peso”. Que Matemática estaria presentenesta situação? Tivemos permissão dele, dafamília e da direção da escola para desenvolver o projeto. Foram feitaspesquisas sobre os problemas da obesidade no Brasil, causas e conseqüênciasdesse problema social, perigo das dietas “milagrosas”, o problema do “efeitosanfona”, estudo da pirâmide alimentar e prato saudável, a alimentação dosbrasileiros, diagnóstico da obesidade, doenças, o que é o Índice de MassaCorporal (restrições), problemas causados pelo HFCS (xarope de milho com altaconcentração de frutose), entre outras. Pelas pesquisasfeitas, ficamos sabendo de um estudo de dois cientistas americanos, Carson Chow(físico) e Kevin Hall (fisiologista). Eles comprovam que a perda de peso deveser gradual e deve ocorrer num período de no mínimo 3 anos para que semantenha, ou seja, deve obedecer uma função exponencial, contrários às dietasdadas por alguns nutricionistas, cuja perda de peso ocorre obedecendo a uma função linear. De posse de todas asinformações, realizamos uma pesquisa com 79 colegas das 8ª séries e com 43funcionários da escola, para verificarmos o IMC e as atividades físicas querealizam. Os dados foram tabulados e transformados em gráficos. Pelosresultados, vimos que há uma professora de 45 anos que “pesa” 77 kg. Elaprecisa perder 12 kg para ficar com o IMC ideal. Baseados nos estudos doscientistas e utilizando as tabelas de cálculos propostas, traçamos um plano deemagrecimento dentro do padrão saudável (exponencial). Também utilizamos umsistema de equações, para calcularmos a quantidade de sanduíche (X salada) e debatata frita que a professora poderá comer, sem comprometer sua dieta. Fizemos uma entrevista com a mãe do colegaSávio para verificarmos como e por que ocorreu a perda de peso e quanto tempodurou o processo. Portanto, trabalhamos conteúdos como: tabelas, gráficos,equações, sistemas, estimativas, porcentagem, regra de três, funções, gráficosdas funções, entre outros. Assim, o projeto atingiu o objetivo de trabalhar diferentesconteúdos matemáticos, ligados a fatos reais, o que torna a aprendizagem prazerosae significativa.
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