Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
Horta de Formato Circular
Maike Cristine Ortmann

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


A EscolaBásica Municipal Visconde de Taunay trabalha com o objetivo de ser uma escolaque promova a sustentabilidade. Para tanto, desenvolve dois projetos: EscolaSustentável e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação àDocência-PIBID/CAPES da Universidade Regional de Blumenau-FURB. Foi a partir dafusão desses dois projetos que os alunos das quatro oitavas séries construíramuma horta em formato circular, mais conhecida como Horta Mandala. Os objetivosdo trabalho foram construir uma horta de formato circular e estudar aMatemática que permeia essa construção. Depois de escolhido o local para aconstrução da horta, os alunos construíram a maquete da horta e calcularam aquantidade de garrafas PET e de barro que seriam utilizados. Com o trabalhoorganizado, teve início a parte prática. O trabalho prático de construção duroutrês dias e envolveu todos os alunos das oitavas séries bem como outrosprofissionais da escola, alunos bolsistas do PIBID e demais profissionaisparceiros do projeto. Improvisar um compasso gigante, cavar os buracos, enchergarrafas Pet com água coletada da chuva, enterrar as garrafas, encher oscanteiros com barro foram algumas atividades do processo de construção dahorta. Além da Matemática, professores de outras disciplinas se envolveram notrabalho. Nas aulas de Artes os alunos deram o toque final nas maquetes. Nasaulas de Ciências os alunos desenvolveram mudas para o plantio. Nas aulas dePortuguês os alunos se corresponderam com alunos de outra escola contando sobrea experiência de construção da horta. Depois que a horta foi construída,diversas turmas da escola participam do processo de plantio, cultivo ecolheita. As hortaliças colhidas são sorteadas entre os alunos que participamdo plantio. Tudo é registrado para a análise da produção da horta. O trabalhoenriqueceu as aulas de Matemática e levou os alunos a perceber que a Matemáticavai além da sala de aula. Durante o estudo de conteúdos como área, perímetro,proporção, função, entre outros, basta referenciar a horta e o conteúdo ganhaum sentido prático e o estudo se torna mais interessante. Além disso, conteúdosatitudinais foram desenvolvidos durante todo processo. O trabalho de construçãoda horta terminou, mas as possibilidades de aprendizagem são inesgotáveis. Essetrabalho apenas abriu caminho para a aprendizagem de Matemática e de outrasdisciplinas de uma maneira mais prática e prazerosa. Palavras-chave: Horta; Círculo; Sustentabilidade.

Texto completo: PDF