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ASFALTAR OU EMBORRACHAR: ANALISANDO A DUPLICAÇÃO DA BR 470!
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo mostrar a necessidade daduplicação da Rodovia BR 470, que tem grande importância socioeconômica paratodo o estado de Santa Catarina, mas que, pelo tráfego intenso, inclusive decargas pesadas, tem causado muitos acidentes, acarretando em inúmeras perdashumanas. Além de demonstrar esta necessidade, estudou-se qual o asfalto maisviável para tal procedimento: o convencional ou o de borracha. Para isso, osalunos buscaram no DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes)informações sobre a história da BR 470. Foram ainda à Polícia RodoviáriaFederal para coletar dados estatísticos sobre a quantidade de acidentes,feridos e mortes que ocorreram ao longo da rodovia na última década. Com estesdados em mãos, fez-se uma previsão do número de mortes e acidentes dos próximosanos, através de uma curva de tendência. Utilizou-se uma função polinomial do4° grau fazendo cálculos com determinantes, teorema de Laplace e regra deCramer. O Museu Histórico Cultural de Rio do Sul forneceu alguns artigos dejornais que citam a construção da BR 470. Para o desenvolvimento do trabalho,Fo necessário um estudo aprofundado sobre o asfalto, bem como uma análise de suacomposição química e suas propriedades físicas. Além de estudar o asfaltoconvencional, analisou-se também o asfalto de borracha, ou asfalto ecológico,que tem sido utilizado em algumas cidades brasileiras. Foram utilizadas algumasferramentas matemáticas para calcular a quantidade necessária de pneus e deasfalto pronto para pavimentar 1 km de rodovia. Fez-se uma comparação entre osdois tipos de asfaltos. Constatou-se que o asfalto de borracha, embora maiscaro, é mais resistente às intempéries, possui maior elasticidade ecoesividade, além de uma vida útil maior que a do asfalto convencional. Assimpode-se concluir que a duplicação da rodovia é extremamente necessária, pois asprevisões de mortes e acidentes podem ser acompanhadas nos gráficos edemonstram um aumento significativo. Uma vez duplicada, acredita-se que essesnúmeros diminuam e tragam mais segurança e conforto para as pessoas quetrafegam na BR 470. Quanto à opção dos tipos de asfalto, constatou-se que arelação custo x benefício torna o asfalto ecológico muito mais viável que oconvencional, pois exige menos manutenção e ao utilizar os pneus velhos, aempresa estaria colaborando com a natureza.Palavras chave: duplicação, asfalto, BR 470.
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