Tamanho da fonte:
MATEMATIZANDO UMA VIAGEM PARA A EUROPA
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
O presente projeto tem como objetivo geral utilizarconteúdos do nono ano do ensino fundamental, unindo as disciplinas deMatemática, Geografia, Inglês e Artes, para planejar uma viagem, realizando-avirtualmente. Com isso, realizar conversões de moedas com câmbios diferentes,despertar o interesse por viagens e a utilização da Matemática para estafinalidade, ampliar os conhecimentos gerais dos alunos e aprender de formaefetiva sobre diversos lugares do planeta, lidar com as regras existentes emviagens internacionais, além de que, mostrar que a Matemática pode ser de muitautilidade na nossa vida. O início se deu com a entrega de um voucher com asexigências do trabalho e o valor financeiro cedido para a viagem. Diante disso,duplas ou trios se reuniram no laboratório de informática, nas aulas de Matemáticae Geografia, para iniciarem suas viagens, desde a data escolhida até comoseriam seus dias viajando. Durante a coleta de dados e definição da viagem,foram realizadas a pesagem das roupas e os alunos fizeram suas malas. Também,construíram uma mala de mão, dentro do tamanho máximo estipulado pelas empresasaéreas. Após os dados coletados, nas aulas de Matemática, foram realizadastodas as conversões das moedas (reais, euros e dólares).Concomitante com oprojeto, foi iniciado o conteúdo de volume de sólidos, diversas atividadesaplicadas, até que, as duplas ou trios, modelaram matematicamente e calcularamo volume da bagagem de mão que foi confeccionada por eles. Todas as atividades,planilhas, conversões, pesagem e preparação da mala, volume de sólidos e dabagagem de mão foram arquivadas em um portfólio, em que sua capa foipersonalizada, assim como, a mala de mão, o diário de viagem e o álbum defotos. Com a realização das atividades, foi possível perceber que os alunosestavam se empenhando, aprendendo e, principalmente, gostando. A demonstração éde sentir que a sala de aula se tornou algo da vida deles, sem conceitos,fórmulas prontas ou demais situações “tradicionais” da escola. Pode-se citarque os alunos apresentaram-se mais próximos uns dos outros, havendo inclusive,discussões diversas sobre “ para onde iremos” , “ isso não é legal”, “ vamosfazer desse jeito que fica melhor”, etc. Muitos reclamaram, depois do trabalhopronto, que foi trabalhoso, porém, que planejando bem, podem realizar umaviagem, o que antes parecia impossível para os padrões em que vivem. Foivisível e comprovada com os belíssimos trabalhos, a vontade que os alunostiveram em realizá-lo.Palavras-chave: Conteúdo Matemático; Construção de Conhecimentos; Viagem.
Texto completo:
PDF