Tamanho da fonte:
MATEMÁTICA EM: CORES, FORMAS E TEXTURAS
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
Deficiência ou eficiência. Diria que o aluno que possuialguma deficiência e que historicamente ainda é marginalizado, ou seja, vistopor muitos como incapaz até de conviver em sociedade, estudar numa escolanormal como as outras crianças ou jovens, ser independente, trabalhar, ter umrelacionamento afetivo, está mudando. Nossas crianças com deficiência hoje, nãoficam só em APAES ou escolas especializadas e sim, estudando com as criançasditas normais, levando uma vida normal. Foi com este pensamento, quetrabalhamos as deficiências com nossos alunos do primeiro ao quinto ano, doensino fundamental da Escola Municipal Prefeito Baltasar Buschle, fazendo comque todos os alunos aprendessem um pouco acerca de algumas limitações físicas:em especial, a deficiência visual e as vivenciassem. O trabalho teve suaculminância na IVª Feira Escolar de Matemática quando foi eleito como destaque.O objetivo dos jogos Cores, Formas e Texturas na disciplina de matemática são:identificar cor, forma, tamanho, textura, raciocínio e sequência lógica ememória, bem como medidas de comprimento durante a confecção dos jogos.Inicialmente os alunos estudaram a artista plástica Lygia Clark: “Os Sentidos eos Deficientes”, (visual, auditivo, intelectual e físico), que trabalha comperformance através do corpo e de seus aspectos sensoriais e as vivenciaram nasaulas de educação física, através de atividades lúdicas e rítmicas em que nãopodiam enxergar. Essas vivências despertaram em nossos alunos do terceiro ano,interesse em criar jogos com este tema, onde surgiram muitas ideias. Avalorização deste trabalho está na educação inclusiva que tanto se fala e defato acontece, não só pelos professores, como também entre pares que se preocupamcom os seus, como também pelos conteúdos matemáticos que de maneirasignificativa, prazerosa e lúdica contribuíram para o conhecimento de sala deaula. Palavras Chave: jogos, sensações, cores, formas,texturas, inclusão.
Texto completo:
PDF