Tamanho da fonte:
Jogos Matemáticos com materiais alternativos
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
O conteúdo da matemática na educação infantil acontece de forma lúdica,nas brincadeiras, rotinas, contações de história e experiências do cotidiano.As crianças participam de situações envolvendo números, formas, relações entrequantidades e noções de espaço. Usam de recursos próprios nas contagens,operações e resoluções de problemas. Observam ao seu redor, organizam seusdeslocamentos e descobrem novos caminhos favorecendo a elaboração de conceitosmatemáticos. O objetivo do trabalho é promover a participação na construção dejogos matemáticos com materiais alternativos e possibilitar a relação dequantidade ao símbolo que representa. Pensando que a matemática está em todaparte e que se aprende brincando, elaboramos junto com as crianças um projetode reciclagem onde foram desenvolvidas atividades de construção de jogosmatemáticos. Pesquisamos jogos que fossem elaborados com materiais alternativose que despertassem o interesse das crianças. Vimos que muitos materiaisnecessários para confeccionar os jogos já tínhamos em sala, como: lacre delatinhas, caixas de ovos e papelão. Com estes materiais confeccionamos osseguintes jogos: Roda de Números: confeccionado com sobras de caixas de papelãoe grampos de roupas coloridos. Primeiro recortamos um círculo grande de papelãoe dividimos em fatias. Cada fatia com uma quantidade de círculos e os gramposde roupas numerados. Caixa dos Números: confeccionada com caixas de ovos ondecada parte tem um número. Jogo da Velha: confeccionado com sobras de caixa depapelão recortadas em forma de quadrado e divididas em nove partes iguais.Coletamos pedrinhas no pátio com formato parecido com joaninhas epintamos. Pilha de Legos: confeccionadocom sobras de papelão recortado na forma de um retângulo e dividido em 10partes iguais, numeradas de 1 a 10. Rabo da vaca: confeccionado com uma placade computador e retalhos de EVA. Jogo da memória da reciclagem: confeccionadocom figuras de lixeiras de reciclagem e de lixo. Os jogos foram confeccionadosdurante duas semanas, as crianças conheceram as regras e puderam aprenderbrincando e interagindo com os colegas. O uso de jogos matemáticos utilizandomateriais alternativos auxiliou na aprendizagem da turma contribuindo,principalmente, na formação da autonomia e pensamento lógico.Palavras-chave: Matemática; Materiais Alternativos; Jogos.
Texto completo:
PDF