Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
MATEMÁTICA NO DIA-A-DIA
Scheila Priscila Rosa Reinert

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Diantedo grande desperdício de energia elétrica e degradação do meio ambiente se faznecessário sensibilizar e mobilizar os alunos para reduzir hoje, os gastos coma energia elétrica e despertar uma postura consciente sobre a utilização desterecurso. Este projeto teve por finalidade, aplicar a Matemática para demonstrarque é possível reduzir os gastos com a fatura, podendo desta forma, utilizar orecurso economizado para proporcionar momentos de cultura e lazer entre afamília. Para que esta percepção seja significativa, foi considerada arealidade de nós alunos, ou seja, individualmente nós fizemos um levantamentodos aparelhos elétricos que tínhamos nas nossas casas, para que seja possívelefetuar cálculos de valores em reais, que cada um consome ao final do mês.Desta forma, detectamos aqueles que mais consomem energia e buscar estratégiasde economia que possam ser implantadas sem prejudicar o bem estar da família.Estas estratégias foram aplicadas durante o período de trinta dias naresidência de alunos voluntários, sendo que no final desta experiência, foi possívelcomparar o resultado com a fatura anterior e verificar a porcentagem deeconomia que cada um obteve em sua residência. Após a análise dos resultadosobtidos, todos os alunos envolvidos confeccionaram marca páginas com as dicasde economia que foram aplicadas durante o projeto, com o intuito de motivaroutras pessoas a também envolverem-se nesta mobilização e promover a mudança de hábitos através docombate ao desperdício de energia elétrica. Por meio deste projeto, foipossível trazer para a sala de aula problemas reais, relacionados aodesperdício de energia, e incentivar os alunos a construir estratégias desolução, ampliando a consciência sobre a importância de usar da melhor formaeste recurso e divulgar amplamente atitudes com este fim. Aprender aracionalizar, a buscar soluções, a construir um pensamento coletivo decidadania, através de situações cotidianas irá despertar a prática daresponsabilidade ambiental e financeira nos alunos e em toda a sociedade, poisos recursos naturais sendo utilizados de maneira racional, sem comprometer ospadrões de conforto e segurança, podem trazer contribuições para o orçamentofinanceiro da família e principalmente para o meio ambiente. Palavras chave: energia, economia, meioambiente.

Texto completo: PDF