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HORTOMATICA
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
O interesse pelotema partiu da necessidade de arraigar-se o ensino da matemática à uma dinâmicareal expressiva, onde os alunos conseguissem percebe-la como uma prática socialsignificativa e possivel de promover mudanças no contexto deles. Considerandoque a agricultura não pode ser definida unicamente em um conceito linear, jáque esta prende-se à complexidade de que se revestem as atividades humanas, quetranscorrem em um determinado momento histórico ,ambiente natural e contextosocial, é preciso que se encare-a comoum "fenômeno social total”. E porse conceber a agricultura como uma pratica social, buscou-se proporcionar aoseducandos a apropriação de saberes através do convívio e troca de experiênciascom os colegas de classe professores, permitindo motivar a participação destes,de forma efetiva viabilizando a probabilidade do domínio dos conteúdosmatemáticos envolvidos, sob uma perspectiva real e significativapossibilitando-os a se organizar, questionar e refletir criticamente a cerca doque estava sendo desenvolvido. Diante disso, propôs-se ensinar a matemática, contextualizando,significando e ressignificando as categorias conceituais de matemáticarelacionados ao conteúdo de sistemas de medida do quarto ano do ensinofundamental com as práticas agrícolas. Com o objetivo de promover o ensino damatemática através do cultivo e manuseio de hortas, de forma interdisciplinar,onde o educando conseguisse perceber-se como sujeito ativo e transformador darealidade, da dinâmica da natureza e das relações sociais em que está inserido.Como metodologia viabilizou-se as seguintes ações: levantamento deconhecimentos prévios dos educandos a cerca do que conhecem e sabem sobre otema, mensuração do terreno e dos canteiros destinados ao projeto, preparaçãodos canteiros, calcular perímetro, área e proporcionalidade do espaçamento doscanteiros, cálculo e pesquisa de incidência solar no local da horta, plantiodas mudas, cuidados e manutenção da horta, acompanhamento do tempo decrescimento de cada espécie, tratamento das informações obtidas na práxis emloco. Conseguiu-se verificar a motivação e interesse dos educandos no processode ensino-aprendizagem dos conteúdos propostos no projeto e do retorno dessesconhecimentos para a sua vida prática, e consequentemente a socialização destessaberes com o entorno que os circunda. Pôde-se concluir que a atividadeagrícola demonstrou ser uma ferramenta poderosa no que diz respeito ademonstração prática dos conteúdos constituintes do conjunto dos sistemas demedidas, e que a partir das relaçõessociais e de suas mediações, é que se definem e caracterizam a natureza e aintensidade das vivencias significativas no contexto das crianças e tão logodas aprendizagens.Palavras-chaves: Agricultura; Sistemas de Medidas; Práticas Sociais.
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