Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
A MATEMÁTICA NA INTRODUÇÃO DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO
Airton Camilo Correa Junior

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Sabemos que o mercado de trabalho está em constante transformação e evolução. Cada vezmais se busca profissionais capacitados nas diferentes áreas da sociedade. Aescolha profissional bem como a área de atuação, nem sempre está clara paramuitos alunos que frequentam ainda o ensino médio. Foi com base nestarealidade, que o Laboratório de Educação Matemática (Mônica Soltau da Silva) daEEB Prof. Rudolfo Meyer, oportunizou aos alunos interessados, a Oficina deIntrodução de Projeto e Desenho Arquitetônico, no intuito de apresentar epossibilitar o contato com algumas áreas da construção civil e desta formaampliar as escolhas para um futuro mercado de trabalho.Esta oficina teve como principal objetivo odesenvolvimento de um projeto arquitetônico residencial obedecendo todas asetapas de projeto desde a elaboração da planta baixa à maquete. Neste processotambém foram observados e estudados conceitos geométricos e matemáticos taiscomo medidas, tipos de escalas, áreas, perspectiva, entre outros.As atividades desenvolvidas, na oficina foi àelaboração de um projeto arquitetônico residencial, conforme as seguintesetapas: elaboração da planta baixa de uma residência com os seguintes cômodos:sala de estar / jantar, cozinha, banheiro social, 1 quarto, 1 suíte, lavanderiae garagem; o desenvolvimento de um layout com os principais móveis em seusrespectivos cômodos; a aplicação e representação dos cortes transversais elongitudinais; a representação das fachadas principal e lateral; a exploraçãodos conceitos de perspectiva e aplicação em algumas etapas do projeto e em suarepresentação final; a construção da maquete do projeto em questão, e por fim odesenvolvimento das habilidades e aperfeiçoamento do uso de instrumentosgeométricos e conceitos matemáticos.Para os alunos que participaram desta oficina, ocorreuum expressivo benefício aos mesmos, pois conheceram novas formas de aplicaçãoda matemática, conseguindo assim visualizar e ampliar os horizontesrelacionados a esta disciplina, que para muitos traz tantas dificuldades.Trouxe ainda conhecimento em outras áreas como a da engenharia e arquitetura,ampliando assim o leque de conhecimento.Enfim, foi um projeto inovador que trouxe aos alunosuma nova visão profissional.

Texto completo: PDF