Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
EXPLORANDO A MATEMÁTICA NA FLORESTA ENCANTADA
CRISTA BAUMANN KONELL, ANASTÁCIA VOLKMANN

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


O projeto deconstrução “Explorando a Matemática na Floresta Encantada” é uma viagem em ummundo de fantasia. No qual, diversos personagens e diversificados materiais compõeum cenário maravilhoso, onde a matemática está sendo explorada pelas crianças deforma mágica e encantadora.  No contextoelencado a cima “Floresta Encantada” a diversidade de situações em que épossível explorar a  linguagem matemáticaé incalculável e muito rica. Conceitos matemáticos estão sendo construídos semque as crianças se deem conta.  Compreendendode forma segura e consciente a criança como um sujeito ativo, participativo,explorador, reflexivo, questionador, curioso e cheio de imaginação, vãocriando-se neste contexto possibilidades da criança atrever-se a explorar novosmundos, novas situações, novas experiências nas quais seja capaz de proporsoluções, explorar possibilidades, levantar hipóteses, abandonar crenças econsequentemente ampliar seus conhecimentos. Baseados nestes princípios esteprojeto tem como principal objetivo proporcionar momentos divertidos edesafiadores para que a criança possa por em prática os conhecimentos que possuiconfrontá-los e consequentemente ampliá-los. As crianças brincando na nossa“floresta encantada” tiveram oportunidade de vivenciar quantidades,estimativas, sequencias numéricas, operações matemáticas, tamanhos, altura,espessura, comprimento, área, volume, classificação, seleção, ordenação, situaçõesproblemas, entre tantos outros conceitos. Além de formular questões, podemosaproveitar os momentos mais atrativos para as crianças, para problematizar,para criar uma predisposição, por parte delas, de buscar uma solução para aquestão problematizada. Apoiada nas interações e “ferramentas” disponibilizadasas crianças, levamos elas a saírem de sua zona de desenvolvimento real, paraatravés da mediação ( zona de desenvolvimento proximal) chegar a zona dedesenvolvimento potencial. Assim, cada criança transcendeu as vivênciasconforme o seu entendimento e envolvimento. Com muita satisfação pode-seperceber através da alegria, disposição e compromisso das crianças que a linguagemmatemática foi introduzida na vida das mesmas de forma criativa e prazerosa. Pormeio deste projeto de construção contribuímos para que hoje e futuramente acuriosidade da criança, juntamente com a confiança em suas capacidades epotencialidades sejam caminhos para a descoberta da linguagem matemática.Durante toda a caminhada deste projeto até este momento, podemos concluir queas crianças tiveram oportunidade de “FAZER MATEMÁTICA”.

Texto completo: PDF