Tamanho da fonte:
BRINCANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA COM A TURMA DA MÔNICA
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
Entre osvários conteúdos inseridos no projeto da nossa turma; que envolve ospersonagens da Turma da Mônica; a abordagem da linguagem matemática éfundamental, uma vez que desde crianças vivemos envolvidos pelos números,buscando solucionar problemas e estabelecer relações que envolvam noçõesmatemáticas. O objetivo principal deste trabalho é utilizar a linguagemmatemática com seus signos, números, regras e conceitos através de jogos matemáticose atividades ligadas ao projeto da sala, de maneira que o conhecimentomatemático aconteça naturalmente de forma prazerosa e concreta. Para realizar otrabalho foram utilizados nove personagens da Turma da Mônica que já haviamsido estudados, de modo que cada um deles apresentasse uma atividade ou jogoque utilizasse números e conceitos matemáticos. Esta atividade ou jogo ficavaguardada dentro de uma casinha com o número e um dos personagens, que tinhaalguma característica relativa ao tema proposto. Quando foram completadas novecasinhas com jogos e atividades diferentes, estas foram colocadas num círculocom uma casinha no centro, onde ficava um bichinho movido à corda. Um dosjogadores dava a corda no bichinho ecolocava-o dentro da casinha do centro girando a mesma, de modo que quandolevantasse a casinha, o bichinho ia na direção de uma das casinhas. O outrojogador deve jogar ou acertar a brincadeira que estava sendo solicitada. Asatividades ou jogos utilizados foram: reconhecer os números, colocar asquantidades de bichinhos, jogo da memória, bingo de números e frutas, lerreceitas gostosas, comprar no mercadinho, somar as quantidades, trabalhar comformas geométricas e jogo de boliche. Otrabalho trouxe para a turma uma facilidade muito grande de utilizar alinguagem e os conceitos matemáticos, uma vez que estes foram sendo utilizadosnaturalmente de acordo com as atividades e jogos que eram trabalhados. Passarama ver a matemática de forma natural e divertida, percebendo sua importância aocompreender que conhecendo e entendendo os números e os conceitos matemáticos,teriam condições de viver muito melhor, aprendendo a resolver problemas queaparecessem no dia a dia. Até o presentemomento, o projeto alcançou os resultados esperados, superando até mesmo asexpectativas quanto à rapidez de raciocínio apresentado por várias crianças.Certamente o trabalho não termina aqui, uma vez que os conceitos matemáticossão inúmeros e estão sempre sendo aprimorados. Neste trabalho foram apenas iniciados,entretanto foi um valioso começo que com certeza auxiliará nas aprendizagensfuturas. Palavras-chave:linguagem matemática, jogos, atividades, brincadeiras, turma da Mônica.
Texto completo:
PDF