Tamanho da fonte:
NAVEGANDO NA MATEMÁTICA COM A ARCA DE NOÉ
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
O presente trabalho teve como objetivodescobrir qual a importância do número na história da Arca de Noé.Desenvolveu-se na turma de Educação Infantil (Jardim I) com crianças de quatroe cinco anos, no período de julho e setembro de 2013. Para a realização destetrabalho, partimos da pergunta: Onde o número aparece na história? A partirdaí, iniciamos uma pesquisa e vimos que desde o momento em que nascemos onúmero faz parte da nossa vida. Contamos, inicialmente, com a História da Arcade Noé construímos cartazes ilustrando como tudo começou, para isso utilizamosfiguras que revelam onde o número se faz presente em nossa vida. Descobrimosnúmeros nas nossas brincadeiras preferidas: amarelinha, esconde-esconde,pula-corda, trilha. Realizamos dinâmicas divertidas: desenhou-se casais deanimais nas costas do amigo e este tentava adivinhar qual animal era; formamosnúmeros com o nosso corpo. Construímos a Arca utilizando materiaisdiversificados e depois recontamos a História com eles, como: percurso de olhos vendados e pés descalçospisando nos números da nossa trilha. Fizemos culinária deliciosa: bolode milho, a fim de compreender a importância do número na receita. Nos jogosque a turma utilizam percebeu-se que o número é fator principal para definir apartida, quem começa o jogo, quem ganha ou perde! Envolvemos a literatura e amúsica para diversificar e interagir o grupo de forma divertida com os números.Organizamos uma trilha com nossa turma, para realizar experiências relacionandoquantidade e numeral.Entrevistamos as pessoas para saber onde o número é importante no seu trabalhoe o que as pessoas fariam se o número deixasse de existir. O projetoNavegando na matemática com a arca de Noé mostra que um ambiente alfabetizadornão necessita de grandes investimentos, mas sim de criatividade ao fazer asrelações entre a vida cotidiana das crianças com o contexto escolar. Durante odesenvolvimento deste projeto, foi possível perceber o entusiasmo e aparticipação ativa da turma, o qual resultou em um grande aprendizado.Palavras-chave: Reflexão; Dinâmicas; Construção.
Texto completo:
PDF