Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
MATEMAGICA
monica joelma rezini

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


O misteriosomundo dos números está na vida da criança desde muito cedo, através decalendários, dinheiro, altura, idade, as velas de aniversário. No entanto,ainda há um grande número de alunos que apresentam dificuldades com os mesmos,a matemágicapode ser a forma de facilitar a compreensão destes alunos. O ensinoe aprendizagem na matemática são da preocupação tanto de professores quanto dealunos. O ensino da matemática esteve por muito tempo, vinculado a simplesmemorização de regras e formulas. Dessa maneira, seu estudo, muitas vezesconsiderado desmotivador, foi adquirido uma forma pouco apreciada porestudantes. A matemática precisa despertar o interesse e a atenção do educando,com recursos didáticos lúdicos, desafiadores, criativos e que possibilitem aaprendizagem e a compreensão de conceitos matemáticos e suas aplicações nasociedade, contribuindo assim com a formação do cidadão. O objetivo é vivenciarsituações didáticas a partir de desafios que agucem o raciocínio, o interesse ea habilidade na resolução de problemas, estimulando assim por meio damatemágica, a criatividade e o prazer da descoberta. A matemágica tem o intuitode ajudar o aluno a desenvolver a capacidade do raciocínio lógico, que éindispensável na resolução e interpretação de problemas. Ela vem de formalúdica, traz a diversão aos alunos, e faz com que os mesmos aprendam brincando.Desse modo, a matemágica é uma forma de desafiar o aluno de uma maneiradescontraída, de buscar o entendimento dos truques que estão por traz dela, epor consequência, entender as propriedades matemáticas que estão escondidas namágica. Assim, essa abordagem demonstra que a matemática também pode serdivertida e interessante e não chata como muitos acham.  O trabalho com truques e desafios que amatemágica apresenta estimulam o raciocínio mental e lógico do educando com oscálculos. A extensão da matemática vai muito além de contar e calcular, elapossibilita reflexão, diálogo e análise, pois a mesma sempre esta introduzidaem outras áreas do conhecimento. O professor pode trabalhar esses saberes deacordo com a utilização da didática e técnicas que facilitem a compreensão deconceitos e conteúdos da área.  O ensinoda matemática esteve por muito tempo, vinculado a simples memorização de regrase formulas. Dessa maneira, seu estudo, muitas vezes considerado desmotivador,foi adquirido uma forma pouco apreciada por estudantes. Palavras-chave: Matemática; Aprendizagem; Mágica.

Texto completo: PDF