Portal de Conferências da FURB, XXIX Feira Catarinense de Matemática

Tamanho da fonte: 
O PATINHO FEIO E A MATEMÁTICA
Jane Maria Feder Jochem

Última alteração: 2015-03-06

Resumo


Opresente trabalho foi desenvolvido com as crianças de 02 a 04 anos do Jardim Ie II da Unidade de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho, e teve comoprincipal objetivo introduzir a matemática na rotina escolar, oportunizando aconstrução da identidade da criança. A partir das relações sócio-históricosculturais, buscamos promover vivências significativas e contextualizadas,relacionadas ao contexto da criança. Acreditamos que a linguagem pode ser oponto de partida tanto para o aprimoramento da Língua Portuguesa, quanto para oensino de outras disciplinas, entre elas a Matemática, entendendo que não hánecessidade de dissociar esses conhecimentos. Nesse contexto, partindo danecessidade de se buscar e compreender constantemente novos caminhos para oensino da matemática e alternativas metodológicas as quais o professor possadispor em suas aulas, desenvolveu-se um projeto que se constituiu como umaproposta da Unidade o uso da literatura com o conto “Patinho Feio”. Dentrodesta história, desenvolveu-se todo o projeto de trabalho da Unidade para o anoletivo. Aproveitando para a introdução no mundo da Matemática. Foramtrabalhados os assuntos de maneira interdisciplinar sempre focando a linguagemmatemática. Um objetivo também do projeto através do conto foi trabalhar aidentidade das crianças. Iniciando com a Assembleia de Pais no início do anoletivo, foi feito um levantamento das crianças que não possuíam identidade e ointeresse dos pais. Após a Assembleia começou um trabalho voltado para aconfecção. Através de levantamentos, gráficos, orçamentos de fotos, orientaçãoe orçamento para fazer o CPF, orientação para confecção da identidade. Oregistro das atividades foi realizado pelas crianças através de trabalhos noscadernos, gráficos, jogos, brincadeiras, contação de histórias, desenhos,colagens, pinturas, parlendas, poesias, cantigas, entre outras atividadesdesenvolvidas e planejadas pelos professores. A avaliação da aprendizagem denoções matemáticas se deu, principalmente, na relação de diálogo entreprofessor e crianças e nas diferentes formas utilizadas por estas últimas pararesponder perguntas, resolver situações-problema, registrar e comunicarqualquer ideia matemática.Palavras-chave: Identidade; Literatura; Criança.

Texto completo: PDF