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INCLUSÃO SOCIAL NA MOBILIDADE URBANA
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
A E. M. E. F Santo Antônio, localizada na cidade de Rodeio – SCdesenvolve atividades relacionadas ao cotidiano, integrando o conhecimentocientífico com os problemas sociais, para que estes possam ser estudados eapresentarem possíveis soluções. Os alunos do 9º ano analisaram um vídeo em queos alunos do 6º ano percorreram a principal Rua da nossa cidade para uma pesquisade preços a serem explorados em sala de aula, e perceberam que um dos alunoscom necessidades especiais passou por dificuldades ao sair da Escola, entrarnos principais centros comerciais e ao atravessar as ruas transversais. Oobjetivo do trabalho foi mostrar que a Matemática aplicada à mobilidade urbanaproporciona a inclusão social para que todos possam ter o direito de ir e vircom dignidade e respeito. Para a realização do trabalho foram feitas mediçõesdos desníveis de alguns locais importantes para um portador de necessidadesespeciais, utilizando-se de conceitos e teoremas matemáticos para facilitar oscálculos e descobrir dimensões inacessíveis. Após essa coleta de informação,pesquisaram as normas segundo a ABNT, das inclinações máximas das rampas deacesso, para que o cadeirante não tenha dificuldades de se locomover, e atravésde cálculos, perceberam que o comprimento final da rampa ocupa um bom espaço ealguns locais as rampas devem ser por segmentos. Também realizaram cálculos dealgumas rampas já existentes no trajeto percorrido e puderam comprovar se taisrampas estão dentro das normas. O trabalho sensibilizou a escola e comunidade,pois, além de perceberem a dificuldade que um portador de necessidadesespeciais vem enfrentando, puderam explorar os através de cálculos perceberamse estavam dentro das normas ou não, e, caso comprovasse a irregularidaderealizaram estudos para solucionar o problema. Ao longo do trabalho os alunosaperfeiçoaram seus conhecimentos e habilidades nos conceitos matemáticos comoTeorema de Pitágoras, Trigonometria, Regra de três, Fórmulas algébricas,porcentagens, perspectivas, Espaço e Forma. A integração comunidade-escola, ainserção de cidadãos portadores de necessidades especiais na mobilidade urbanafavorece na sustentabilidade de uma cidade a qual precisa de meios de locomoçãopráticos e de fácil acesso. Até o presente momento os temas transversais sefizeram presentes no desenvolvimento deste projeto e os conteúdos matemáticospossibilitaram a descobertas, mudanças para uma inclusão social com êxito.Palavras-chave: Inclusão; Mobilidade; Habilidades Matemáticas; Qualidade de Vida.
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