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MATEMÁTICA DA SOBREVIVÊNCIA-RESPONSABILIDADE LEGAL X CONSCIÊNCIA SOCIAL E HUMANA
Última alteração: 2015-03-06
Resumo
Estetrabalho tem como objetivos refletir qual o papel da sociedade civil naconstrução de um Estado mais eficaz e mais fiscalizador, bem como, recriar aboate da tragédia de Santa Maria- RS, para tentar explicar o ocorrido além deestabelecer alternativas que pudessem ter evitado a tragédia. A turma do 1º anodo ensino médio juntamente com equipe pedagógica e professores desenvolveu umtrabalho interdisciplinar com reflexões e atividades práticas que remetessem asensibilização para a consciência social e humana das pessoas. Por isso foramrealizadas diversas atividades: simulação de incêndio com posterior palestra deprimeiros socorros proporcionada pelo Corpo de Bombeiros, simulação de saída deambiente com superpopulação e cálculo de densidade demográfica. Com osconceitos de razão e proporção verificou-se que a superfície ocupada por cadapessoa é de 0,4 m². Trabalhamos Progressão Aritmética e geometria analíticapara uma expectativa de 1 000 pessoas qual seria o tempo necessário para aevacuação da boate em condições adequadas por lei e qual à probabilidade desobrevivência nas condições em que se encontrava no dia da tragédia. Foramaplicados gráficos e tabelas relacionando a estatística de mortos devido à mácondição do estabelecimento, bem como a estimativa de vazão das pessoas. Amédia foi utilizada para calcular a quantidade de pessoas por metro quadradoque ocupavam o espaço, provando mais uma vez as causas da tragédia acontecida.Na Biologia foram estudados sistema respiratório- principais órgãos, etapas doprocesso respiratório, hematose e asfixia para compreensão do principal fatorque contribuiu para a maioria das mortes. Na sociologia trabalhou-se Estado XSociedade Civil com questionamentos: em que medida a concepção de Estadopaternalista existente na sociedade brasileira influencia acidentes como o daBoate Kiss? Em que medida pode-se detectar e culpar a falta de consciênciasocial dos organizadores do evento? Qual a responsabilidade individual de cadajovem que lá estava? Em Filosofia trabalhou-se o conceito de Liberdadeenvolvendo os três eixos: conhecimento, desejo e decisão. Na Geografia,abordou-se através da leitura de dois textos a tolerância ou conivência dasautoridades com pequenos delitos, o tão popular “jeitinho brasileiro”, também apirâmide etária quando viram a média de idade das vítimas. Sabendo que nossosatos somente serão livres se forem desejados, decididos e com conhecimento, percebemosque a liberdade ficou longe de ser refletida entre as pessoas envolvidas, e queessa tragédia e outras tantas poderiam ser evitadas. Nossa conclusão é de que como cidadãos jovensnão devemos evitar estes tipos de lugares, mas devemos cobrar das autoridades eórgãos públicos que cumpram seu dever, que é o de zelar pela segurança detodos, não aceitar o descaso, a falta de compromisso e a lei da vantagem e dolucro.Palavras-chave: Responsabilidade; Consciência Social; Matemática
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