Última alteração: 2014-07-10
Resumo
O objetivo da pesquisa, em fase de desenvolvimento, é caracterizar o funcionamento da escrita em aulas de ciências a partir de um diálogo com as personagens de tirinhas Calvin, Mafalda e Artur. Estas personagens retratam crianças, de diferentes contextos histórico-sociais, e em algumas de suas tirinhas seus autores destacam a linguagem escrita no contexto da escola. Mafalda, personagem do Quino, é argentina e foi escrita na década de 60; Calvin, personagem de Bill Watterson, é norte americano e surgiu na década de 80; e Artur nasceu nos anos 2000, gaúcho brasileiro, é personagem do cartunista Rafael Corrêa. Em comum as personagens são crianças em fase escolar e possuem um aguçado senso crítico, questionando valores e comportamentos sociais dos adultos e da política de seus países. Embora em contextos espaciais e temporais distintos, também, retratam uma escola tradicional e entre suas facetas uma prática de linguagem que mobiliza a repetição empírica, a cópia. Com base nesta primeira interpretação, foram selecionadas tirinhas das três personagens que ilustravam o funcionamento da escrita. Estas estão sendo organizadas, com base em uma pesquisa bibliográfica, no diálogo com autores que discutem e pesquisam a escrita em aulas de ciências, em concordância com o aporte teórico da Análise do Discurso da linha francesa. Assim, serão relacionados conceitos como gênero discursivo, análise do discurso, repetição empírica – formal - histórica e formação do autor. O estudo busca contribuir para professores e pesquisadores na reflexão e desenvolvimento de processos educativos que envolvam a escrita em aulas de ciências, com a finalidade de relacionar a escrita e a aprendizagem em seus processos de autoria.