Comunicações Orais
| PIBID LETRAS – PORTUGUÊS: UMA EXPERIÊNCIA DE MULTILETRAMENTO INTERDISCIPLINAR | |
| Aline Fernanda Guse, Andressa Regiane Gesser, Larissa Patricia Theiss |
| APRENDER CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: O DESENVOLVIMENTO DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE PERÍODO INTEGRAL EM BLUMENAU (SC) | |
| Graciele Alice Carvalho Adriano |
| CANTIGAS: UM PROJETO DIDÁTICO PARA APRENDER A LER CANTANDO... | |
| Isabela Cristina Daeuble Girardi, Ketlin Braatz |
| O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: VIVÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS, CONFLITOS E DESAFIOS | |
| Jaqueline Alves, Jaqueline Ponciano, Gicele Maria Cervi |
| O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DIVULGADO AOS PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DAS PROPAGANDAS NA REVISTA NOVA ESCOLA | |
| Júlio César Gruebel, Matheus Andrade Rogê Ferreira, Daniela Tomio |
| MONTEIRO LOBATO: ESTUDANDO O AUTOR E SUAS OBRAS COM CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | |
| Karla Schwantz, Jaqueline Trainotti Prim, Aroraima Maria Baggio Prado, Rita Buzzi Rausch |
| FATORES QUE INFLUENCIAM NA APRENDIZAGEM: UMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA | |
| Vilmar Rodrigues, Edson Schroeder |
| AS BRINCADEIRAS POPULARES: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA PELO PIBID/FURB/EDUCAÇÃO FÍSICA. | |
| Ketrin Kraemer, Gabriela Siquela Trevisani, Luiz Fernando Lana |
| PRÁTICAS MUSICAIS NA ESCOLA: O QUE OS EDUCANDOS PODEM DIZER? | |
| Leonardo Junior Pavanello, Marcia Regina Selpa de Andrade |
| CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DOS MITOS INDÍGENASDO POVO LAKLANÕ XOKLENG | |
| Shirley Adelaide Jensen, Lilian Machado |
| MEMÓRIAS DO CAMPO E DA ESCOLA MULTISSERIADA: O SENTIDO DE CORPO PARA ESTUDANTES RURAIS DA DÉCADA DE 1960 | |
| Luciana Fiamoncini, Celso Kraemer |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DIALOGO ENTRE OS DOCENTES E OS ESTUDANTES | |
| Maria Eduarda Oliveira Liesenberg, Maria Auxiliadora dos Santos Queiroz, Josiana Simas Severino, Gicele Maria Cervi |
| MÚSICA NOS ANOS INICIAIS: AÇÕES DO SUBPROJETO DE MÚSICA NA EEB CARLOS TECHENTIN | |
| Maria Oliva Poffo, Melita Bona |
| OS TRAPALHÕES EM QUADRINHOS: VIABILIDADES EDUCATIVAS | |
| Rafael Jose Bona |
| OFICINA DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS | |
| Bianca Cecon, Paola Pereira Zermiani |
| OS ESPORTES RADICAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA PELO PIBID/FURB/EDUCAÇÃO FÍSICA | |
| Bruno Wilwert Tomio, Giovanni Dalcastagné |
| DO PASSAPORTE DA LEITURA AOS CONTOS E FÁBULAS: O LÚDICO NO PROCESSO DE LETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA | |
| Caique Fernando da Silva Fistarol, Caroline Bona, Tamires Nardelli |
| JOGOS DE ESTRATÉGIA: TRABALHANDO O GÊNERO TEXTUAL INSTRUCIONAL COM CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | |
| Rita Buzzi Rausch, Carla Coman França, Jennifer Cilene da Costa, Fabiola Cristina Brandl |
| ATIVIDADES CIRCENSES: UMA PROPOSTA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA ESCOLA VICTOR HERING ATRAVÉS DO PIBID | |
| RUY FERNANDO DORNELLES, CAROLINE DOS SANTOS, PATRÍCIA NETO FONTES |
| DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS DE FORMAÇÃO NO BRASIL | |
| Bruna dos Santos Bolda, Vania Tanira Biavatti |
| INSERÇÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID/FURB SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA NA EEB ERVINO VENTURI 2014 | |
| Daniela da Silva, Diorgines Proenço, Elisiana Cecília Wehmuth |
| FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA ABORDAGEM DA ECOFORMAÇÃO E TRANSDISCIPLINARIDADE | |
| Gustavo Henrique Pereira Gonçalves, Bruno Veber, Vera Lúcia de Souza e Silva |
| METODOLOGIA DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO PARFOR: UMA EXPERIÊNCIA EM MOVIMENTO | |
| Janaina de Sousa Aragão |
| Docência Universitária | |
| Jaqueline Trainotti Prim, Rita Buzzi Rausch |
| A APRENDIZAGEM DOCENTE NO PIBID CLUBE DE CIÊNCIAS | |
| Karina de Liz Amarante, Camila Roda Seyferth, Daniela Tomio |
| ORGANIZAÇÕES ESCOLARES: COMO SÃO DITAS? | |
| Marta Nascimento de Oliveira, Celso Kraemer |
| PERCEPÇÃO SOBRE AVES DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A ECOFORMAÇÃO | |
| Ana Carolina Guztzazky, Vera Lucia Sousa e Silva |
| CONTOS DE FADAS: PIBID E MARATONA LITERÁRIA PRODUZINDO RECONTO | |
| Ana Carolina Nazaro, Janayna Aparecida de Campos, Maristela Pereira Fritzen |
| PROPRIEDADES DA ÁGUA ATRAVÉS DAS BOLHAS DE SABÃO | |
| Aurora Rupp, Aline Warsneski, Fernanda Rodrigues |
| USO DE MÍDIAS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS DE OPÇÃO PEDAGÓGICA LIBERTADORA. | |
| Camila Petermann, Raquel Welinski de Abreu, Talita Guirado Nascimento |
| O Estudo dos anfíbios pelo Clube de Ciências Girassol | |
| Gleison Gottesmann, Ursula Stortz Harder, Joana Zimmermann, Ana Carolina Guztzazky, Deizi Naiara Sais, Natasha Palavro Coelho, Patrícia Leopoldo da Silva Oliveira |
| AS AVENTURAS DE YARA NO PLANETA OCULARES: EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA, NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Guilherme Augusto Hilário Lopes |
| Letramento:Poesia e Mídia nas Aulas de Alemão | |
| Rafael Schroeder, Samira Amarildo |
| CIRCULANDO SENTIDOS SOBRE A ESCRITA EM AULAS DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO COM AS PERSONAGENS CALVIN, MAFALDA E ARTUR | Conteúdo a ser avaliado. |
| Raquel Welinski de Abreu, Regina Mueller Gonçalves, Daniela Tomio |
| JARDIM DAS ERVAS: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PIBID SUBPROJETO INTERCULTURAL INDÍGENA (FURB/SC/BRASIL) | |
| Sandra Andreia Muller Schroeder, Vilmar Schmidt |
| SISTEMAS DE NUMERAÇÃO | |
| Vandreza Rodrigues, Priscila Baumgartel, Samara Reinert |
| SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA TURMAS DE ENSINO MÉDIO NO PERÍODO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | |
| Magali Pereira De melo, Kamile Geisi Ribas |
| FOTONOVELA: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA | |
| Tamires Noriller, Manuelle Reichert, Nicole Huber de Souza |
| OBSERVANDO O DIÁLOGO DA PRÁTICA COM A TEORIA DURANTE O ESTÁGIO DE LÍNGUA INGLESA | |
| Patricia Macedo, Debora Cristofolini |
| OS ELEMENTOS DA NARRARIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE BLUMENAU-SC | |
| Víctor César da Silva Nunes, Karina Gonçalves, Thalyta Duczak |
| REFORÇO PARALELO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA BÁSICA, ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS, MATERIAIS DIDÁTICOS E JOGOS MATEMÁTICOS. | |
| Anelise Hodecker |
| OS HETERÔNIMOS DE FERNANDO PESSOA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO CURRICULAR | |
| Cinara da Silveira Machado, Caroline Gawlak Linhares |
| O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E O APRENDIZADO DAS PRÁTICAS DIDÁTICAS | |
| Cristiane Seuck Anziliero, Katyara Wittich |
| PRODUÇÃO DE SONETOS NO ENSINO MÉDIO | |
| Heloisa Helena Deschamps |
| O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA COM FORMA DE CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO DOCENTE | |
| Mariana Vicentini, Jéssica Reinert dos Santos |
| O PIBID EXPANDINDO OS HORIZONTES | |
| Viviane Clotilde Silva, Josiane Bernz Siqueira, Jessica Sabel |
| COMPREENSÕES DE PROFESSORES PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL ARTE NA ESCOLA ACERCA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Ana Paula de Oliveira Iten, Rita Buzzi Rausch |
| CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E DESAFIOS ACERCA DA PESQUISA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA | |
| Arlete Ehlert de Souza, Marcia Regina Selpa de Andrade, Rita Buzzi Rausch |
| GRAFICANDO RETAS EM SOFTWARE E CONHECENDO SEUS COEFICIENTES | |
| Samuel Haag, Christian James Henschel |
| MUSEUS DO VALE DO ITAJAÍ: UM OLHAR SOBRE A CULTURA MATERIAL XOKLENG LAKLÃNÕ | |
| Marlon Miranda, Daiane Letícia Colombi, Lilian Oliveira Blanck de Oliveira |
| ESPORTE SOCIAL: A RELAÇÃO ENTRE AULAS DE NATAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA | |
| Denis Augusto De Camargo |
| CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A RESPEITO DAS CONTRIBUIÇÕES DO MUSEU DE ECOLOGIA FRITZ MULLER (MEFM) PARA A ECOFORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Joana Zimmermann, Amanda Alves Trentini, Anderson Furtunato |
| A LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCRITA DA CULTURA SURDA | |
| Arlete Pires, Maria Solaine da Silva Fagundes, Prof. Orientador Rodrigo Marcelino França |
| JOGOS: MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
| Eduardo Rafael Zimdars, Ana Carolina Gadotti |
| PRÁTICAS DE MEMORIZAÇÃO DA CELA BRAILLE NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL – AEE | |
| Elisabete Gomes Nazario, Francieli Camargo, Rodrigo Marcelino de França |
| CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR | |
| Priscila Maria souza, Julianne Fischer, Rita Buzzi Rausch |
| HETEROSSEXUALIDADE É MAIS CORRETA QUE A HOMOSSEXUALIDADE? | |
| Clarice Klann Constantino, Celso Kraemer |
| COLETIVOS QUE SE ENTRECRUZAM: MUITAS VENTANIAS... | |
| Diana Sueli Vasselai Simão, Gicele Maria Cervi, Rosemari Formento Bonickoski |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA: LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Elora Testoni Felippi, Franciele Caroline Petri, Monique Cristina Francener Hammes |
| QUESTÕES ÉTICAS NAS PESQUISAS SOBRE[CRIANÇA] E COM[CRIANÇA] | |
| Roseli Nazario |
| ARTE CONTEMPORÂNEA: TRIDIMENSIONALIDADE – VIVÊNCIA ARTÍSTICO/ESTÉTICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DA SEMED DE GASPAR | |
| Rozenei Maria Wilvert Cabral, Marilene Lima Körting Schramm |
| GINCANA DA SUSTENTABILIDADE O ENSINO MÉDIO INOVADOR REPENSA SUAS ATITUDES | |
| Rose Cristiane Romualdo, Joice Vânia K. Beninca, Romi Lizete Klann Tenfen |
| O PIBID PEDAGOGIA NO CEI EMILIA PISKE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA | |
| Alessandra Ruediger, Danielle Caroline Maes, Patrícia Pereira Narciso |
| A ESCRITA NO ENSINO DE CÊNCIAS: O QUE REVELA A PRODUÇAO CIENTÍFICA NACIONAL | |
| Bianca Müller, Daniela Tomio |
| AS PEDAGOGIAS NAS AULAS DE GINÁSTICA DE ACADEMIA: A RELAÇÃO COM A AUTONOMIA DO PROFESSOR | |
| Milena Engels de Camargo |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA: SOCIOLOGIA JURÍDICA | |
| Natalia Carolina de Oliveira Vaz |
| IMPACTOS DO SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA PIBID FURB NA FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS | |
| Patrícia Neto Fontes, Ana Cláudia Oliveira Hopf |
| ECOFORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:UMA ANÁLISE DO PIBID INTERDISCIPLINAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
| Rafaela Hausmann de Paula, Kamila Vieira, Daniela Tomio |
| O TERMO TOLERÂNCIA: DESAFIOS A PARTIR DA LEI N. 11645/08 | |
| Raquel Riffel, Lilian Blanck de Oliveira |
| AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE ARTES VISUAIS PARFOR-FURB COM ESTUDANTES-PROFESSORES QUE JÁ POSSUEM UMA FORMAÇÃO INICIAL | |
| Taíze dos Santos Batistti, Marcia R. Selpa de Andrade |
| LIVRO DE BRINCADEIRAS: PROJETO DIDÁTICO DESENVOLVIDO COM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Rita Buzzi Rausch, Cleide Sopelsa, Rita de Cássia Reinert, Sara Amanda Ronchi |
| O PIBID PEDAGOGIA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POSSIBILIDADE COMPLEMENTAR À FORMAÇÃO ACADÊMICA | |
| Diana Meyer, Maria Fernanda Spiess Lobe, Renata Schmoeller de Souza |
| Geometria Plana e Espacial | |
| Alyne Ganz, Adrieli Retke, Dalana Fischer |
| REDE SOCIAIS VIRTUAIS E ALGUMAS PRÁTICAS POSSÍVEIS | |
| Albio Fabian Melchioretto |
| O SUBPROJETO DE MÚSICA DO PIBID NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE | |
| Michele Scholten Malheiros Machado, Heloísa Helena Darosci, Melita Bona |