Portal de Conferências da FURB, X Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e III Encontro PARFOR

Tamanho da fonte: 
A APRENDIZAGEM DOCENTE NO PIBID CLUBE DE CIÊNCIAS
Karina de Liz Amarante, Camila Roda Seyferth, Daniela Tomio

Última alteração: 2014-07-10

Resumo


Tendo em vista a importância de uma formação inicial de qualidade aos alunos de licenciatura, futuros professores de ciências e biologia, a integração das práticas curriculares e Programas de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, programa do governo federal em parceria com a FURB, tem muito a contribuir. Neste contexto, insere-se o PIBID Biologia que tem como foco a docência em uma das modalidades de educação científica na escola: o Clube de Ciências. Este é um espaço onde processos educativos são desenvolvidos em horário de contraturno, sendo voltados ao estudo, ao desenvolvimento de projetos e debates sobre temas que envolvem ciências naturais e suas relações com a sociedade. É um local onde estudantes, professor de ciências e bolsistas de iniciação a docência do PIBID (bids) expõem suas ideias, suas curiosidades e buscam coletivamente construir os conhecimentos. Uma análise deste trabalho resultou nesta pesquisa, em fase de desenvolvimento, cujo objetivo é analisar a formação dos bids do sub-projeto Biologia com base nos focos de aprendizagem docente (FAD). Para isso, elaborou-se um questionário enviado aos bolsistas do referido projeto, que já atuam há no mínimo um ano, nas quatro escolas parceiras. A elaboração do instrumento para coleta de dados e interpretação teve como aporte teórico os FAD, propostos por Arruda et al. (2012) em um diálogo com outros autores da formação de professores. O estudo busca contribuir com a qualificação do sub-projeto Biologia, como, também, para o desenvolvimento de projetos e pesquisas que tem o PIBID ou outros programas para formação inicial de professores de Ciências.

 


Texto completo: PDF